Parede de escalada é presente de Natal da montanhista Aretha Duarte para Campinas

0
93

Primeira negra latino-americana a escalar o Everest, montanhista e líder socioambiental batalhou por mais de dois anos para construir um equipamento sustentável, que agora está instalado no Parque Linear do Mingone, na região do Jardim do Capivari, onde nasceu, cresceu e ainda mora

Aretha Duarte venceu os 8.848 metros até o cume do Everest no dia 23 de maio de 2021 para se tornar a primeira mulher negra latino-americana a escalar a montanha mais alta do mundo. Agora, no final de 2023, realiza o que chama de “o seu novo Everest”, com a qual espera transformar a vida de muitas pessoas. A montanhista e empreendedora socioambiental batalhou e construiu uma parede de escalada aberta a comunidade na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

A Parede de Escalada Sustentável está instalada no Parque Linear do Mingone, na região do Jardim do Capivari, periferia de Campinas, onde Aretha nasceu, cresceu e reside até hoje. “Essa é uma das minhas maiores concretizações de 2023 e espero que seja a primeira de muitas, para que crianças, jovens e adultos, enfim, pessoas de todas as idades tenham a oportunidade de conhecer e praticar esse esporte. Estou muito feliz”, comenta Aretha.

A montanhista sonha com essa parede desde o retorno da Expedição Everest. “Foi uma luta, mas conseguimos. Na verdade, demorou mais que o projeto “da Sucata ao Everest”, que levou 12 meses e 15 dias. Para concluir a parede levamos um pouco mais de dois anos e seis meses. Não foi fácil, mas nos mantivemos firmes, resilientes, até que, finalmente, conseguimos. Esse é meu sonho grande, o de realizar conquistas coletivas. A parede está linda, em local público, aberto, democrático e gratuito. Estou maravilhada, pois a periferia de Campinas tem uma parede de escalada sustentável”, comenta Aretha.

A parede já está instalada e Aretha explica que o projeto foi pensado para oferecer escalada de forma simples e intuitiva. “O funcionamento é bem simplificado. As pessoas podem acessar no horário do parque (6h às 20h) e a parede fica logo na entrada principal. É chegar e fazer o esporte, pois não dependente de monitores. Porém, procurarei estar presente o máximo possível para interagir e orientar as pessoas, bem como convidar escaladores para fazer o mesmo”, explica a montanista, lembrando que a parede conta com materiais que não agridem o meio ambiente e, em parte, composto por material reciclado.

A parede da Aretha foi construída de acordo com os conceitos da modalidade Boulder, na qual os escaladores sobem em paredes de 3 a 4,5 metros de altura, sem corda de proteção. Isso porque as eventuais quedas são amortecidas por equipamentos de proteção, como um colchão instalado por toda a área de escalada do ginásio. No caso do parque, a areia no entorno oferece esse amortecimento, de acordo com todas as normas de segurança da ABNT. Essa característica garante opções para todos os níveis de atletas, desde quem nunca praticou até atletas experientes.

A obra contou com a parceria de uma empresa de Curitiba, pioneira em projetos de escalada desportiva e recreativa no Brasil, a Fábrica de Formas. Foram eles que desenharam e instalaram a Parede de Escalada Sustentável no Parque Linear do Mingone (Avenida das Amoreiras, S/N – Jardim Paraíso de Viracopos, Campinas).

Sobre a Parede de Escalada Sustentável – A Fábrica de Formas informa detalhes sobre a construção da Parede. “A estrutura é formada por uma estrutura mista (madeira e aço). A estrutura primária foi construída com toras de eucalipto tratado visando a durabilidade e resistência. Já a parede de escalada em si foi construída em madeira compensada de alta densidade proveniente de zonas de reflorestamento. É importante citar que as agarras foram especialmente desenvolvidas em parceria com a empresa Bolt Holds pensando no máximo aproveitamento da sustentabilidade. Todas elas possuem em sua composição pedaços triturados de garrafas PET’s (nos apoios de tonalidade marrom – sem pigmento – é possível vê-los). Estes apoios foram estrategicamente posicionados por profissional capacitado (chama-se route setter) para garantir uma rota de escalada convidativa, segura e que passe a sensação de superação ao chegar no topo.

Mais informações:
Site: www.arethanoeverest.com.br/
Facebook: www.facebook.com/aretha.duarte.12
Instagram: instagram.com/aretha_duarte/
Linkedin: www.linkedin.com/in/aretha-duarte-a44420191/?originalSubdomain=br
Youtube: www.youtube.com/channel/UC5k7PFHnf64qRBWeqI1uoSg
Publicidade, Branding e Parcerias – bernardo@arethaduarte.com
Comercial e Palestras – lais@365palestras.com.br

Foto: Rosita Belinky / @robelinky