Canoístas do Yacht Clube da Bahia conquistam medalhas no Pan-Americano de Canoagem Havaiana

0
71

Com três ouros, atletas finalizaram participação na competição inédita no Brasil, realizada em Vitória, no Espírito Santo

As mulheres da canoagem do Yacht Clube da Bahia mostraram sua qualidade na terceira edição do Campeonato Pan-americano de Va’a’, conhecida como canoagem havaiana ou polinésia. A competição terminou no último sábado (25) e foi organizada de maneira inédita no Brasil. Com três medalhas de ouro, Rosário Calmon, Cárita Souza e Manuela Gonzalez marcaram presença no pódio, em Vitória, Espírito Santo (ES).

Com disputas na Curva da Jurema, Cárita Souza foi campeã na categoria OC6 50+ e também formando dupla com Manuela Gonzalez no OC2 50+. Já Rosário Calmon fez parceria com Luciana Coelho e levaram a medalha de ouro no OC2 60+.

O Campeonato Internacional foi uma experiência nova para Manuela Gonzalez e Rosário Calmon. A canoísta treinou e manteve o foco para chegar em alto nível na disputa. No final, chegou no topo do pódio.

“Minha primeira experiência internacional! Excelente participar de um evento de altíssimo nível técnico dos atletas. Esses resultados são fruto não só da dedicação dos atletas, mas também de toda estrutura nos treinos que o YCB tem proporcionado. Todas as pessoas envolvidas se comprometem com o programa de treinamento oferecido”, explicou Manuela Gonzalez, atleta do YCB.

“Conviver com atletas de outros países pela primeira vez foi sensacional. Esse título é dedicado ao time de canoagem do YCB, com os professores construindo esse resultado até a competição! Agradeço também o time de apoio durante a prova. Muito feliz que conseguimos o alto do pódio!”, finalizou, Rosário Calmon, canoísta do YCB.

Participaram do Pan-americano de Va’a’ representantes do Brasil, Chile, Peru, Argentina, Guiana Francesa e Panamá.

Sobre o Yacht Club da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Foto: Divulgação