Matheus Gonche estreia nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

0
124
Matheus Gonche. Foto: Satiro Sodré/CBDA

O nadador olímpico Matheus Gonche já está em Santiago, no Chile, para sua estreia nos Jogos Pan-Americanos Absoluto. O atleta de 24 anos está no Time Brasil da natação, que conta com 42 atletas. As provas da modalidade começam neste sábado (21) com as primeiras eliminatórias.

Gonche, natural de Resende (RJ), estreia nos Jogos no primeiro dia de provas da natação nas eliminatórias dos 200 metros borboleta. O atleta garantiu a vaga devido a sua participação nos Jogos Pan-Americanos da Juventude, disputados no ano passado.

“A expectativa para os Jogos Pan-Americanos é de fazer uma boa competição, nadar uma boa prova. Me preparei para esse momento e vou dar o meu melhor, conto com a torcida de todos “, comentou Matheus, atleta olímpico em Tóquio 2020.

A natação brasileira tem tradição em Jogos Pan-Americanos. Com um total de 62 medalhas de ouro, 59 de prata e 33 de bronze, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos no quadro geral de medalhas. Em Lima 2019, a Natação do Brasil conquistou 30 medalhas e fez sua melhor campanha da história em Pans.

Em Santiago a natação será disputada entre os dias 21 e 25 de outubro e contará com transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e da CazéTV. As eliminatórias serão as 9h e às finais às 16h (Horário de Brasília).

Sobre Matheus Gonche

Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e pela Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.

Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.

Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.