Primeiro documentário brasileiro apresentando dez anos de cobertura da Regata The Ocean Race

0
91
  • -O documentário relata a história ainda vivida pelo jornalista Adilson Pacheco, editor aqui do Regata News,
  • -O Documentário ganha um nome oficial – SAGA DE UM REPÓRTER NÁUTICO
  • -Relata da saga de um repórter na busca de concretizar um projeto internacional.

”SAGA DE UM REPÓRTER NÁUTICO:  relata a história do  repórter que entrou para cobrir sua primeira regata  e ainda  internacional,  sem nada entender de náutica – e quase vira CEO de (quase) um barco na The Ocean Race”.

”SAGA DE UM REPÓRTER NÁUTICO é o   documentário que o jornalista Adilson Pacheco projeta para ser exibido em 2025 nos principais eventos náuticos do Brasil – e, em um wokshop  que o leva nome  do projeto cinematográfico. A produção do documentário será de uma   produtora que tem uma larga experiencia profissional e com prêmios em grandes produções nacionais e internacionais.

O  documentário –   ”SAGA DE UM REPÓRTER NÁUTICO Race ’ vai relatar a história de um repórter de um jornal semanal que certo dia em  abril de 2010  recebeu uma pauta de uma entrevista coletiva, onde a cidade de Itajai seria apresentada oficialmente como sede da única parada da  The Ocean Race na América do Sul.

Pacheco relata que foi até tal da coletiva –  mas sem muito entusiasmo, aberta a coletiva, viu e ouviu falas do CEO da The Ocean Race Knut Frost, dos velejadores Torben Grael, Lars Grael, Murilo Novaes. O Evento foi no Castelmar situado no Morro da Cruz, na descida do Morro o repórter e editor de um semanal  sentiu que deveria agarrar a nova e inusitada pauta.

Pois é, tudo começou m 2010.  E em 2012, foi a primeira cobertura internacional do repórter para cobrir a largada da regata de seu porto sede na cidade de Alicante. Ali em solo espanhol nascia um projeto editorial – Regata News, efetivado três anos depois em formato de um jornal impresso –  que depois viraria um portal náutico. Nesta nova  jornada  de cobertura náuticas –  vieram a Regata Francesa Transat Jacques abre, a Regata das grandes Caravelas das Marinhas da América do Sul, a partida da Família Schurman para a Expedição Oriente, Semana de Vela de Ilhabela, Regatas  do Iate Clube de Santa Catarina.

E em 2015, retorna para a segunda cobertura da largada da regata volta ao mundo na Espanha.

Adilson Pacheco relata:  – “Na Vila da Regata em Alicante, fui até o Museu da The Ocean Race onde está o primeiro barco brasileiro a participar da regata volta ao mundo. Olhei para o barco agora uma peça de museu, pensei – vamos entrar em um projeto de um barco. Vamos levar o Brasil novamente para a Copa do Mundo das Velas. Havia lido o livro Lobos do Mar produzido pelo jornalista Murillo Novaes relatando a saga do Torben Grael no comando do Brasil 1, vi o filme Senhores dos Ventos da jornalista Isabella Nicolas. Guardei na caixa de  projetos. Mas, pensei vamos. Imagine, eu repórter em um mega projeto…vamos”.

Cinco anos depois era criada a empresa SCBrasil Esporte Náutico –  17 anos depois da  façanha do barco Brasil 1, projeto do empresário e velejador Alan Adler e capitaneado pelo medalhista olímpico Torben Grael e com uma tripulação de peso Horácio Carabelli, Joca Signorini, o catarinense André Fonseca e o norueguês Knut Frostad, mais tarde CEO da The Ocean Race.

A pandemia atrapalhou a conquista de investidores para o projeto do barco,  mas não parou o repórter e editor do maior portal náutico do Brasil de estar presente em todos os momentos da parada dos barcos na cidade brasileira de Itajai.

– Realizamos uma grande cobertura. Aliás Regata News desde de 2010 é único veículo no Brasil que tem uma pauta 365 dias ao ano – The Ocean Race, antes, durante e depois do evento.

Pois é, esta é a história de um repórter que vira quase CEO de  um barco na The Ocean Race que será contada no um documentário –

Para concretizar o projeto do  documentário – Adilson Pacheco  busca investidores patrocinadores.

“Bora, bora é hora de agendar reuniões com empresas e empresários  a próxima The Ocean Race acontece em 2026”.