Baianos na SIVI 2023 confirmados

0
136

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela já conta com barcos confirmados da Bahia para as regatas de 22 a 29 de julho, no Yacht Club de Ilhabela. Os veleiros do Aratu Iate Clube Jack Sparrow Lasquinê (HPE 25), Dona Marina (RGS) e o Marujo’s Stanley (ORC) estarão nas disputaS levando a tradição da vela no estado.

As equipes correm na Baía de Todos-os-Santos, cartão-postal baiano e um dos palcos de grandes regatas internacionais. Os times escolheram participar das regatas em Ilhabela (SP) devido ao nível técnico da competição, considerada a maior da América do Sul.

O time do Jack Sparrow Lasquinê quer mostrar a força da HPE 25 na Bahia, estado que sediou o Brasileiro da categoria e conta com outras equipes de alto-nível. Quase sempre nomes como os medalhistas pan-americanos Juliana Duque e Rafa Martins correm no monotipo de 25 pés.

”A Semana de Vela é um evento sensacional e esse ano será mais especial ainda, por se tratar de um marco histórico de 50 anos. Velejar na ilha em uma classe tão competitiva já é muito bom e nesse contexto de um ano tão importante será marcante e inesquecível”, disse André Costa, comandante.

”Estamos bastante animados para a campanha, vamos correr em uma classe extremamente técnica e competitiva que é a HPE 25, a expectativa é muito grande e o desafio maior ainda em velejar em uma raia diferente e tão seletiva”.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá também o Marujo’s Stanley que virá do Aratu Iate Clube da Bahia. O barco Bruce Farr 42 mediará na classe ORC contra os favoritos brasileiros e os estrangeiros, que também irão comparecer em peso em Ilhabela (SP).

”É um evento que engrandece o velejador que participa, principalmente pelo nível técnico dos barcos brasileiros e até estrangeiros! Vale a pena o esforço de mobilizar a tripulação e encarar a logística e enfrentar as feras”, contou Gerald Hamilton Wicks Júnior, comandante do Marujo’s Stanley.

O barco Dona Marina, que correrá na RGS, conta com a entrosada tripulação de irmãos, primos e amigos de infância de Salvador. Serão 10 tripulantes em Ilhabela (SP) na embarcação modelo First 40.7.

“O grande forte do barco é com o vento acima de 12 nós. A tripulação é toda da Bahia, quatro já tiveram a experiência de correr a Semana Internacional de Vela. Esse ano vamos com o nosso barco, estamos na classe RGS, estamos há cinco meses treinando com a equipe. Vamos chegar fortes, mas sabemos o quanto será difícil. Estamos indo também para brincar, para nos divertir e competir com esse pessoal para aumentar o nosso nível”, comentou o capitão do barco, Maxwell Lavigne.

“Em Ilhabela temos que estar atentos as rondadas e as variações de vento, a equipe tem que estar muito bem preparada. Essa será a maior dificuldade de lá. Estamos estudando bastante,  a expectativa é muito grande, vamos para lá pensando no pódio. Nos vemos lá”, finalizou o comandante.

Sobre a Semana Internacional de Vela 

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela será de 22 a 29 de julho, no Yacht Club de Ilhabela. Esta será a 50ª edição do evento que anualmente leva ao litoral norte paulista mais de 100 barcos.

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos e HPE25. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição começa no domingo, 23 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento

Baixe o Aviso de Regata Oficial

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram