A 11th Hour Racing Team saiu oficialmente da Etapa 7 da The Ocean Race, incapaz de continuar competindo após uma enorme colisão, apenas 17 minutos após o início da etapa final em Haia, na quinta-feira, 15 de junho.
A equipe também apresentou um Pedido de Reparação ao Júri Internacional da World Sailing. Trata-se de um procedimento previsto nas Regras de Competição da Vela para compensar um barco quando “a pontuação ou o lugar de um barco numa regata ou série foi ou pode ser, sem culpa própria, significativamente pior”.
O capitão, Charlie Enright (EUA), disse: “Estamos trabalhando ininterruptamente para reparar o barco o mais rápido possível, e nossa intenção é navegar para Gênova para se juntar à frota e completar esta volta ao redor de nosso planeta azul. Todos estão obviamente devastados – ninguém quer terminar uma corrida como esta -, mas os ânimos estão altos dentro da equipe, e todos estão focados em terminar esta corrida incrível em uma nota alta.”
Colisão
Enquanto os cinco IMOCAs corriam na seção costeira imediatamente após a largada, a 11th Hour Racing Team estava em segundo lugar, e eles atacaram na linha de classificação 4, aproximando-se em uma pegada de estibordo. GUYOT – equipe Europa se aproximou muito do barco norte-americano, apesar dos gritos de Enright, não alterou o curso e colidiu na lateral do barco de corrida de 60 pés. Ninguém em nenhum dos barcos ficou ferido, mas ambos tiveram danos extensos, obrigando-os a retornar a Haia.
Era tarde demais
O capitão da GUYOT, Benjamin Dutreux, imediatamente foi ver a equipe americana e, claramente devastado, ofereceu suas desculpas a Enright. “Eu estava dirigindo e vi o barco deles aparecer de repente, e já era tarde demais. O contato era inevitável [naquele momento]. Assumo total responsabilidade. A culpa é nossa. O francês também ofereceu toda a sua equipe para apoiar da maneira que pudessem.
Apoio
Mark Towill, CEO da 11th Hour Racing Team, disse: “O apoio da comunidade da Ocean Race aqui em Haia tem sido tremendo, e recebemos mensagens de fãs, parceiros e apoiadores de todo o mundo – realmente foi esmagador e sentido por todos aqui. Vamos continuar a trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, e estamos a fazer tudo o que podemos para ter o barco e a equipe completa em Génova para a Grande Final.”
Tripulação da 11ª Hora de Corrida para a Etapa 7, The Ocean Race 2022-23:
Charlie Enright (EUA) – Skipper
Simon Fisher (GBR) – Navegador
Jack Bouttell (AUS/GBR) – Aparador
Francesca Clapcich (ITA) – Aparador
Amory Ross (EUA) – Membro da equipe de mídia
Tabela de classificação geral:
5 pontos = primeiro; 4 pontos = segundo etc.
Nota: A Etapa 3 e a Etapa 5 marcaram pontos duplos
- 11th Hour Racing Team – 33 pontos (4+3+3+3+5+10+5)
- Equipe Holcim – PRB – 31 pontos (5+5+5+4+8+4)
- Team Malizia – 27 pontos (3+2+4+5+4+6+3)
- Biotherm Racing – 19 pontos (2+4+2+2+3+2)
- GUYOT environnement – Team Europe – 2 pontos (1+1+0+0+0+0+1+<>)
* GUYOT penalizado -1 ponto por exceder o número permitido de velas
Tabela de classificação da corrida no porto:
5 pontos = primeiro; 4 pontos = segundo etc.
- 11th Hour Racing Team – 24 pontos (4+4+5+4+3+4)
- Team Malizia – 21 pontos (5+3+3+5+2+3)
- Biotherm – 16 pontos (3+0+4+2+5+2)
- Holcim-PRB – 15 pontos (0+5+2+3+4+1)
- GUYOT environnement – equipa Europa 10 pontos (2+2+1+0+0+5)
Rota da Ocean Race 2022-23:
Etapa 1: Alicante, Espanha a Mindelo, Cabo Verde
Etapa 2: Cabo Verde para Cidade do Cabo, África do Sul
Etapa 3: Cidade do Cabo, África do Sul até Itajaí, Brasil
Etapa 4: Itajaí, Brasil, até Newport, Rhode Island
Etapa 5: Newport, Rhode Island a Aarhus, Dinamarca
Etapa 6: Aarhus, Dinamarca até Haia, Holanda (com passagem por Kiel, Alemanha)
Etapa 7: Haia, Holanda a Gênova, Itália