Regata Bracuhy fecha quinta edição com 121 barcos

0
79

A Regata Bracuhy terminou sua quinta edição neste sábado (25) em Angra dos Reis (RJ) com 121 veleiros.

Mais de 600 velejadores participaram do tradicional encontro no litoral fluminense.

O percurso de 12 milhas na Baia da Ribeira teve três bóias de passagem e largou às 12h com vento de 10 nós.

O vento aumentou depois do primeiro contra-vento até a Laje do Fundo, e no momento das chegadas passava dos 12 nós.

A primeira perna de popa, cruzando o canal praticamente de lado a lado até ao Parcel do Aleijado, exigiu perícia dos competidores.

O Fita-Azul foi o Kimax, um Carabelli 45 do comandante Eduardo Birkeland com o tempo de 3h59min36s.

Mas o vencedor do tempo corrigido na VPRS foi o Avohai, liderado pelo medalhista olímpico Lars Grael

Nos Multicascos, destaque para o Teimosa 1 e na RGS Geral para o Serafim. Nos Clássicos, a vitória ficou com o Kameha Meha.

Veja todos os resultados — https://regatabracuhy.com.br/resultados-2023

O Bracuhy possui uma das maiores marinas do Brasil, em um amplo complexo de condomínios ao longo de um canal envolvido pela Mata Atlântica.

”O fim de semana foi movimentado em todo o complexo náutico do Bracuhy. Não foi somente uma competição esportiva de veleiros de oceano”

”Mas também uma série de eventos paralelos que envolveram toda comunidade e comércio local, além da grande festa de premiação realizada mais uma vez nas ruínas do Engenho Bracuhy, que estava lindamente decorada e iluminada para a ocasião”, disse Chris Amaral, uma das organizadoras.

Destacam-se também a participação de muitas mulheres tripulantes a bordo dos veleiros, 12 crianças menores de 10 anos estavam presentes e os mais novos tinham apenas 1 ano e 10 meses de idade e foi até homenageado pela organização que também reconheceu a presença do comandante Janjão que continua velejando com 86 anos de idade.