- As demais quatro equipes estão progredindo.
- Enquanto isso, ao norte, o ambiente GUYOT – Team Europe se aproxima da Cidade do Cabo, onde deverá chegar no sábado à noite. O mastro e o barco serão retirados no domingo, se o tempo permitir, e os trabalhos para reparar a estrutura danificada começarão imediatamente
Enquanto a Equipe Holcim-PRB continua a definir o ritmo, navegando em alta velocidade em direção ao primeiro porta de pontuação a 143 graus de longitude leste, os outros três barcos estão finalmente em perseguindo a toda velocidade.
Biotherm, 11th Hour Racing Team e Team Malizia precisaram ganhar para o sul até a borda da zona de exclusão de gelo para encontrar o vento, mas agora já estão se movendo milhas para o leste.
“Temos boas condições, o mar é plano”, disse Nico Lunven a bordo da Team Malizia. “Temos uma vela muito agradável agora. Temos 22-24 nós de brisa do noroeste, boas e rápidas condições de navegação”.
“O objetivo é nos movermos o mais rápido que pudermos para o leste. Amanhã de manhã seremos apanhados por uma frente fria vinda de trás, portanto teremos uma transição (e o vento vai mudar para o sul) por alguns dias”, concluiu ele.
A proa está finalmente apontando para o leste e a velocidade do barco está finalmente acima de 20. Nossa média a cada cinco minutos é… dupla verificação… 26 nós, e eu poderia dizer 26 nós”, disse ele. 26 nós, e eu poderia dizer que é muito bom ver que 26″, escreveu Amory Ross da 11th Hour Racing Team’s IMOCA Malama.
“Os mares são relativamente planos para o Oceano Sul e as temperaturas são relativamente quentes para o Oceano Sul, mas digo isto sabendo que temos um encontro com o canto da zona de exclusão de gelo, cerca de 10 milhas ao sul e 440 milhas a leste de onde estamos agora”. Teremos que ir pela direita e mergulhar nos extremos, que sabemos que nem sempre são confortáveis”.
Os três IMOCAs perseguindo o líder estão muito mais ao sul e contornando a zona de exclusão de gelo perto dos 45 graus de latitude sul, enquanto a equipe Holcim-PRB de Kevin Escoffier está a mais de 400 milhas ao norte, ainda agarrados ao sistema meteorológico original que lhes permitiu construir uma pista de 550 milhas.
Mas em algum momento, o líder também terá que ir para o sul, dando uma chance ao grupo de perseguição, pois será a vez de Escoffier atingir uma área de ventos mais leves. No decorrer da próxima semana, a previsão é de que a frota se torne muito mais comprimida novamente.
Até lá, veremos uma navegação rápida ao longo do limite sul do percurso da corrida.