Martine e Kahena aproveitam estrutura do COB

0
144
Martine e Kahena
Martine e Kahena no COB

Atuais bicampeãs olímpicas de vela na classe 49erFX e principais velejadoras do Brasil, Martine Grael e Kahena Kunze seguem focadas na preparação para os desafios de 2023, com Paris 2024 no horizonte.

No planejamento deste ano, elas passarão muito tempo no continente das próximas Olimpíadas, mas fizeram na última terça-feira (28) um “pit-stop” no CT do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro (RJ).

Na estrutura de ponta do Time Brasil, Martine e Kahena cumpriram uma agenda importante de testes e treinos físicos. A visita foi acompanhada por Bernardo Otero, Gestor Esportivo do COB, que está acompanhando a vela brasileira.

“Parece que foi uma visita relâmpago aqui no Brasil. Mas é sempre importante dar uma passada no COB. Somos sempre muito bem recebidas aqui e parece que a gente leva esse carinho na alma”.

”Chegamos e fizemos a parte física, com antropometria (medidas do corpo). Depois, musculação, massoterapia e nutrição. Enfim, foi bem completo e serviu também para reencontrar pessoas”, explica Kahena Kunze.

“São detalhes que fazem a diferença no final. Aqui, a gente se sente em casa. Todo mundo nos abraça como se fôssemos da família e isso nos dá muito conforto. Isso sem contar a estrutura, que é muito boa. Tem a parte da academia e vários profissionais para te ajudar. Foi um bom bate-papo e um grande check-up para essa temporada que vamos começar na Europa agora”, disse Martine Grael.

A dupla vem de um período em Lanzarote, na Espanha, onde treinou forte e reencontrou as principais adversárias da classe. Mas as duas já estão de malas prontas para voltar ao país europeu, agora em Palma de Mallorca. Lá, as velejadoras disputarão o primeiro grande evento do ano, o Troféu Princesa Sofia, de 31 de março a 8 de abril.

Calendário

Depois do Troféu Princesa Sofia, o calendário de Martine e Kahena para 2023 seguirá extenso. Dias depois, ainda na Europa, elas correrão a Semana de Vela de Hyères, na França, de 22 a 30 de abril. As duas competições são consideradas “Grand Slams” da vela e reúnem as principais atletas do mundo da classe 49erFX.

A agenda de treinos inclui um período entre 8 e 14 de julho, quando elas participarão de um evento-teste na raia olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vela olímpica terá a raia de Marselha como palco das regatas.  Já no final do ano, de 8 a 13 de novembro, elas disputarão o Campeonato Europeu, em Vilamoura, em Portugal.

Pan-Americano, Mundial e vaga nas Olimpíadas

Entre os dias 8 a 23 de agosto, elas disputarão o Mundial de Vela, em Haia, na Holanda. A competição define as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As demais serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

A vela brasileira terá a cidade de Algarrobo como sede deste evento. Além do Mundial e do Pan-Americano, as velejadoras têm muitos compromissos no ano, com agenda cheia de treinos e outras competições.

Sobre Martine Grael e Kahena Kunze

Uma das parcerias mais vitoriosas da vela mundial, Martine e Kahena têm mantido o Brasil no patamar dourado da modalidade nas últimas décadas. Filhas dos icônicos Torben Grael e Cláudio Kunze, respectivamente, as atletas conquistaram o primeiro título juntas em 2009, o do Mundial Júnior da classe 420.

Após quatro anos em rumos distintos, elas retomaram a dupla em 2013 e trilharam um caminho de sucesso, que teve como pontos altos os ouros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, além do título mundial de 2014, os vice-campeonatos mundiais de 2013, 2015, 2017 e 2019, e a conquista dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, entre outros.