360 ​​dos melhores velejadores do mundo estão prontos para competir na Regata Internacional de Lanzarote

0
159

Mais de 360 ​​dos melhores velejadores do mundo estão prontos para competir na Regata Internacional de Lanzarote, que acontece no sul das Ilhas Canárias de 9 a 17 de fevereiro.

Apenas em seu terceiro ano, a Regata Internacional de Lanzarote está se estabelecendo rapidamente como um dos eventos obrigatórios no circuito olímpico de vela, com 39 nações representadas esta semana. Seguindo rapidamente os recentes Jogos iQFOil de Lanzarote, a Regata Internacional de Lanzarote reuniu um grupo de oficiais de classe mundial para realizar o evento em seis disciplinas olímpicas: 49er, 49erFX, iQFOil Women and Men e Nacra 17 catamaran.

A regata é dividida em duas metades. As primeiras classes a competir serão 49er e 49erFX, com competição a decorrer de 10 a 13 de fevereiro. Em seguida, a frota iQFOil e Nacra 17 competirá de 14 a 17 de fevereiro.

 

49er masculino

Bart Lambriex e Floris van de Werken (NED) venceram os dois últimos Campeonatos Mundiais 49er, tornando a dupla holandesa a favorita esta semana em Lanzarote. No entanto, os medalhistas de prata do Campeonato Mundial do ano passado Diego Botín e Florian Trittel (ESP) treinaram muito nessas águas, o que pode ser uma vantagem para os espanhóis. Muitos outros para escolher em uma escalação forte no skiff masculino, incluindo os campeões mundiais 49er de 2018, os irmãos velozes da Croácia, Sime e Mihovil Fantela (CRO).

Enquanto o livro de forma sugere que os holandeses são o time a ser batido, van der Werken não vê dessa forma. “Faz alguns meses que vencemos o Mundial no Canadá e todos estão treinando forte”, disse ele. “Você é tão bom quanto você é no momento e ainda temos muitas coisas que precisamos melhorar.”

Os bicampeões mundiais adoram começar a bombordo quando a oportunidade se oferece, mas esta semana eles querem tentar algo diferente. “Queremos trabalhar no nosso meio-campo e ver como podemos fazer a partir daí. É uma habilidade importante para adicionarmos à nossa caixa de ferramentas, para sermos velejadores mais completos em qualquer tipo de condição de navegação.

 

“As pessoas pensam em Lanzarote apenas como ventos fortes, mas na verdade você pode tudo – água plana, ondulação, vento fraco, vento forte. Muitas condições diferentes e uma bela vida selvagem também. Você vê tartarugas, peixes voadores, há tantas coisas bonitas ao seu redor o tempo todo.”

49erFX Mulheres

Como seu namorado no 49er, Bart Lambriex, Odile van Aanholt (NED) também venceu os dois últimos Campeonatos Mundiais no skiff feminino, o 49erFX. Juntamente com sua equipe experiente Annette Duetz (medalhista de bronze olímpica em Tóquio 2020), van Aanholt se prepara para ser a favorita ao ouro olímpico em Paris 2024 daqui a menos de um ano e meio. No entanto, os vencedores dos últimos dois Jogos Olímpicos, Martine Grael e Kahena Kunze (BRA) continuam a ser uma grande força na competição FX e têm muita experiência em treinos e corridas em Lanzarote, um dos seus locais favoritos de vela.

 

As medalhistas de prata no Mundial do ano passado, Vilma Bobeck e Rebecca Netzler (SWE), continuam cada vez mais rápidas e são sempre perigosas com ventos fortes. Uma entrada tardia interessante vem da própria espanhola Tamara Echegoyen (ESP), que está fazendo campanha com o 49erFX ao lado de seu compromisso de correr ao redor do mundo na The Ocean Race como parte da equipe rotativa do Guyot environnement-Team Europe. A medalhista de ouro olímpica em Londres 2012 em match racing feminino e bicampeã mundial de 49erFX está competindo com a equipe reserva José Costa esta semana em Lanzarote.

Como o Lockdown colocou Lanzarote no mapa

Até alguns anos atrás, Lanzarote era um segredo bem mantido como um grande campo de treinamento para velejadores espanhóis e alguns competidores internacionais bem informados. Como as coisas mudaram nos últimos três anos, como Rafael Lasso, CEO da Marina Rubicón, explicou: “Durante o bloqueio na Europa, quando muitas regatas foram canceladas, levantamos a mão e dissemos ‘estamos prontos para receber algumas regatas!’ Assim organizámos a nossa primeira Regata Internacional de Lanzarote em fevereiro de 2021 que já foi um sucesso.

“Pessoas de diferentes países começaram a perceber o local incrível que temos, não apenas para treinamento, mas para corridas de campeonato. A edição de 2022 foi difícil quando a cepa Omicron do Covid estava surgindo, mas ainda assim fizemos acontecer. E agora, neste ano de 2023, temos nossa maior inscrição até agora e estamos entusiasmados por reunir um grupo de oficiais de regata de classe mundial para realizar a competição da mais alta qualidade para os melhores velejadores olímpicos do mundo”. No início de 2024, Marina Rubicón sediará o iQFOiL Worlds e o 49er & 49erFX Worlds.

 

 

Andy Rice, repórter do evento

* Este evento internacional, organizado por Marina Rubicón com o apoio da Royal Canarian Sailing Federation é possível graças ao patrocínio institucional da Promotur Turismo de Canarias com o financiamento do Fundo REACTEU e Turismo do Cabildo de Lanzarote através do produto desportivo European Sports Destination (gerido pela SPEL-Turismo Lanzarote), bem como a colaboração pública da Câmara Municipal de Yaiza e das entidades privadas Dinghycoach, Naviera Armas & Cabrera Medina (Cicar).