Brasil – Todos os barcos da Globe 40 completam etapa Ushuaia (ARG) –  Recife (PE) 

0
139

Brasil – Todos os barcos da Globe 40 completam etapa Ushuaia (ARG) –  Recife (PE)

Percurso completo por todos. Com a chegada ao Recife na manhã de terça-feira (31/01) do Whiskey Jack – dos velejadores Mélodie Schäffer (CAN) e Tom Pierce (EUA) -, todos os barcos da regata de volta ao mundo Globe 40 completaram a sexta etapa da travessia – Ushuaia (ARG)/Recife (PE). Assim que cruzou a linha de chegada, no Pina, o barco atracou na nova Recife Marina, no bairro de São José (centro da cidade), ao lado dos demais veleiros.

A premiação da etapa Recife será nesta quinta-feira (02/02), no Restaurante Cisne Branco (Cabanga Iate Clube de Pernambuco), a partir das 19h

A primeira embarcação a chegar ao Recife no sábado (28/01) foi o Amhas, da dupla Graig Horsfield (EUA) e James Oxenham (GBR). No domingo (29/01), foi a vez do Gryphon Solo 2 (do norte-americano Joe Harris e do italiano Roger Junet) cruzarem a linha de chegada. À noite, foi a vez do Sec Hayai, dos holandeses Frans Budel e Ysbrand Endt. O Whiskey Jack foi o quarto e último veleiro a chegar.

 

Do Recife, os barcos seguem do próximo domingo (05/02) para Granada, no Caribe, para a sétima e última parada antes do cruzamento da linha de chegada em Lorient, na França.

A classificação após as seis etapas da Globe 40 aponta o Sec Hayai na liderança, com 27 pontos perdidos. Na sequência: Amhas (30 pontos), Milai (36), Gryphon Solo 2 (48) e Wisckey Jack (63 pontos). Vale a pena relembrar que o franco-japonês Milai teve um problema no percurso e não completou a travessia de Ushuaia (ARG) para o Recife.

A COMPETIÇÃO

A Globe 40 é uma travessia com 30 mil milhas náuticas, que acontece durante nove meses e 140 dias. A partida da edição atual foi dada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos, com o destino final em Lorient (França), previsto para março de 2023.

No trajeto, já foram realizadas paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia) e Recife (Brasil) . Da capital pernambucana, eles partem para Granada (Caribe).

A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem (parceiros oficiais de hotelaria) com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil.