“Quando aqui chegamos não havia nada, tivemos que fazer vários ajustes no caderno de encargos e o resultado final aí este uma dos melhores stopover de todo circuito” Knut Frostrad
-
Painel 3
O Ano é 2011. A Regata The Ocean Race era chamada a regata dos barquinhos no meio de grupos de amigos.
É interessante a mudança na economia, no paisagismo central e construção de novos equipamentos a partir da oficialização de Itajai como sede da única parada na América do Sul.
Publicidade
]Podemos assim apontar –a primeira foi lançar a cidade na mídia mundial na apresentação no Castelo Montemar. E exatamente ali na solenidade do dia 1 de abril – era apresentado para Itajai o projeto da Vila da Regata. E com local já determinado, um vasto terreno de propriedade do Governo Federal ao lado do Centreventos, em pleno centro da cidade.
O terreno uma área se 51.393, mil metros quadrados, foram aos poucos sendo transformada no epicentro do esporte náutico mundial.
A área total envolvendo o Centreventos tem um total: 55.758,40 m². Somente para a área para as equipes: 15.415,96 m² área enquanto que área para entretenimento: 22.808,97 m²,
Para criar a tal da Vila da Regata, investimento estimado foi de R$ 7 milhões, sendo que R$ 4.5 milhões são Porto e R$ 2.5 da Prefeitura. A área onde as embarcações ficarão atracadas também passa por um processo de limpeza (-5,5 metros) para afundar leito do Rio Itajaí.
O cenário estava sendo preparado para receber os barcos VO65 – Telefónica, Camper, Groupama, Abu Dhabi ,Puma. E com um detalhe a bordo do barco espanhol capitaneado pelo experiente velejador Iker Martinez, tina na tripulação de terra e de bordo dois brasileiros – Joca Signorini e Horácio Carabelli. E receber 400 mil pessoas e fazer um aquecimento na economia local superior a R$ 80 milhões de reais, isto em apenas 25 dias da parada.
A cidade ´portuária estava ganhando uma nova economia do mar, além do porto, da pesca, da construção naval, da construção de iates – o esporte náutico.
O prefeito de Itajaí era o empresário Jandir Bellini, e afirmava que a Volvo Ocean Race na cidade pode ser comparada a sede de uma Copa do Mundo.
“A nossa responsabilidade aumenta com a Volvo Ocean Race. O impacto econômico e turístico será inevitável. Mas é preciso ainda mais interação e hospitalidade do povo de Itajaí”.
Exclusivas
Em entrevista exclusiva para este editor – o CEO da The Ocean Race Knut Frostrad – foi taxativo do que viu em Itajai em sua primeira descida na cidade catarinense.
“Quando aqui chegamos não havia nada, tivemos que fazer vários ajustes no caderno de encargos e o resultado final aí está – uma dos melhores stopover de todo circuito” Knut Frostrad
Pois é, a vila da regata da parada sul americana foi aberta no dia 4 de abril de 2012.
Outras edições : –
Painel 1
Painel 2