Se na abertura da 9ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E na Cidade do México, a Porsche tinha deixado uma boa impressão, toda a expectativa foi confirmada neste fim de semana com a rodada dupla de Diriyah, na qual Pascal Wehrlein venceu ambos os EPrix e assumiu a liderança do campeonato.
Enquanto na corrida 1, Wehrlein largou em nono e fez uma espetacular escalada até a ponta, neste sábado (28) ele saiu da quinta posição, fez uma boa estratégia no uso do Modo Ataque, e na metade da corrida já estava na liderança.
Novamente ele teve como seu principal adversário a Avalanche Andretti de Jake Dennis, e outra vez ele conseguiu suportar a pressão do piloto britânico que também tem a seu favor a potência do powertrain da Porsche. Com a bandeirada após 40 voltas pelas ruas históricas de Diriyah, Wehrlein vence pela terceira vez na Fórmula E.
“Foi um fim de semana fantástico, mais uma vitória! Nosso ritmo foi espetacular e a estratégia foi muito boa. O que posso dizer é que foi espetacular o trabalho da minha equipe e estou muito orgulhoso deles, este é um fim de semana que não vou esquecer jamais”, comentou Wehrlein, que agora é novo líder do Mundial de Pilotos.
O pódio foi completado por René Rast, da NEOM McLaren, que conseguiu suportar a forte pressão de Sam Bird (Jaguar TCS Racing) nas voltas finais.
Como foi a prova
Jake Hughes (NEOM McLaren) largou na pole position pela primeira vez em sua curta carreira na Fórmula E até o momento (foi o terceiro eprix do piloto britânico), mas sua alegria durou pouco: Mitch Evans largou melhor e assumiu a ponta na primeira curva. Pascal Wehrlein, vencedor da corrida 1 em Diriyah, também largou bem e superou Sébastien Buemi, assumindo o quarto lugar.
Na volta 10, Evans optou por ativar o Modo Ataque e com isso, perdeu posições para os dois carros da McLaren. Na volta seguinte, foi à vez de Hughes ativar a potencia extra e com isso, Evans subiu para segundo, com Rast assumindo momentaneamente a liderança da prova.
Quando Rast foi ativar o Modo Ataque, conseguiu voltar à frente de Evans e Hughes e com isso, seguiu na ponta.
Na volta 13, Wehrlein conseguiu ultrapassar Hughes e assumiu o terceiro posto, sendo o único do top-4 que não havia ativado o Modo Ataque até então. Na volta seguinte, o piloto da TAG Heuer Porsche passou Evans e assumiu o segundo posto.
Na volta 15, Wehrlein aproveitou que conseguiu uma boa vantagem para o Evans, ativou o Modo Ataque e deu início a perseguição ao líder Rast. Em duas voltas o piloto da Porsche conseguiu tirar a diferença de 1s7 e para se defender, o piloto alemão da McLaren ativou o Modo Ataque e cedeu a liderança.
O cenário então se inverteu: Rast passou a perseguir Wehrlein com o Modo Ataque ativado. Porém, o vencedor da corrida 1 em Diriyah conseguiu se manter a frente, e com o passar do tempo, foi abrindo uma vantagem para o compatriota da McLaren.
Um pouco mais atrás, Jake Dennis começou a ganhar posições também. Ele superou Buemi e Mortara, e trouxe com ele Sam Bird (Jaguar TCS Racing). Nas voltas seguintes, foi à vez de superar Hughes e Evans e logo o piloto da Avalanche Andretti estava na terceira colocação.
Na volta 24, Dennis ficou lado a lado na reta com Rene Rast e tomou do piloto da McLaren a segunda colocação, voltando a ficar na mesma situação da corrida 1 em Diriyah realizada ontem: perseguir Pascal Wehrlein.
Na volta 26, Bird também superou Rene Rast, e com isso, os três primeiros da corrida 2 passaram a ser os mesmos da corrida 1. Na volta seguinte, Nico Mueller escapou e bateu na barreira de proteção, causando a entrada do Safety Car.
O safety car deixou a pista na volta 31, e com os carros todos próximos novamente, a disputa ficou ainda mais intensa, com a estratégia de Modo Ataque sendo essencial para a definição da prova.
Na volta 33, Dennis e Bird ativaram o Modo Ataque, mas enquanto o piloto da Avalanche Andretti conseguiu sustentar sua posição, Bird acabou sendo superado por Rast. Tentando se recuperar, o britânico da Jaguar foi para cima, mas acabou passando reto na curva 1 e por muito pouco não perdeu a quarta posição.
Enquanto Wehrlein e Dennis abriram uma boa vantagem para os demais, novamente mostrando que o powertrain da Porsche está acima dos demais neste início de Era Gen3, Rast e Bird passaram a travar uma intensa disputa pelo terceiro lugar.
No fim, Pascal Wehrlein venceu a corrida 2 em Diriyah, novamente com Jake Dennis em segundo e desta vez, com Rene Rast completando o pódio. O top-10 foi completado por Bird, Hughes, Buemi, Evans, fenestraz, Mortara e Ticktum.
Quanto aos brasileiros, não foi uma boa corrida para ambos. Lucas di Grassi largou em 20º e terminou na 16ª posição, sem grandes chances de sonhar com pontos. Já Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) largou em 13º, mas novamente sofreu com a falta de ritmo de seu carro e terminou apenas na 18ª posição.
A partir de agora, a Fórmula E se prepara para três provas inéditas. O próximo compromisso do Mundial de Carros Elétricos será o EPrix de Hyderabad, que marca a estreia da Índia na categoria. No dia 25 de fevereiro será a vez dos Gen3 acelerarem pela Cidade do Cabo, na África do Sul. E no dia 25 de março, será a vez de São Paulo sediar uma etapa da categoria.
Confira abaixo o resultado final da corrida 2 de Diriyah:
1º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche
2º Jake Dennis/Avalanche Andretti
3º René Rast/NEOM McLaren
4º Sam Bird/Jaguar TCS Racing
5º Jake Hughes/NEOM McLaren
6º Sébastien Buemi/Envision Racing
7º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing
8º Sacha Fenestraz/Nissan
9º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing
10º Dan TIcktum/NIO 333 Racing
11º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche
12º André Lotterer/Avalanche Andretti
13º Nick Cassidy/Envision Racing
14º Norman Nato/Nissan
15º Lucas di Grassi/Mahindra Racing
16º Jean-Eric Vergne/DS Penske
17º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Team
18º Kelvin van der Linde/ABT Cupra
19º Maximilian Guenther/Maserati MSG Racing
20º Stoffel Vandoorne/DS Penske
21º Oliver Rowland/Mahindra Racing
22º Nico Mueller/ABT Cupra
Classificação do Mundial de Pilotos após a Corrida 2 de Diriyah:
1º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 68 pontos
2º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 62 pontos
3º Sébastien Buemi/Envision Racing – 31 pontos
4º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 28 pontos
5º Jake Hughes/NEOM McLaren – 27 pontos
6º René Rast/NEOM McLaren – 26 pontos
7º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 18 pontos
8º André Lotterer/Avalanche Andretti – 14 pontos
9º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 11 pontos
10º Nick Cassidy/Envision Racing – 10 pontos
11º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 6 pontos
12º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 6 pontos
13º Sacha Fenestraz/Nissan – 4 pontos
14º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing – 2 pontos
15º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 1 ponto
16º Dan Ticktum/NIO 333 Racing – 1 ponto
Classificação do Mundial de Equipes:
1º Avalanche Andretti – 76 pontos
2º TAG Heuer Porsche – 74 pontos
3º NEOM McLaren – 53 pontos
4º Envision Racing – 41 pontos
5º Jaguar TCS Racing – 39 pontos
6º Mahindra Racing – 18 pontos
7º DS Penske – 7 pontos
8º Nissan – 4 pontos
9º Maserati MSG Racing – 2 pontos
10º NIO 333 Racing – 1 ponto
11º ABT Cupra – 0 ponto
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com
Sobre a ABB > >
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com