Pernambuco – Recife pronta para receber a etapa da regata volta ao mundo Globe 40

0
199

A cidade do Recife, capital de Pernambuco, está pronta para receber a etapa da regata de volta ao mundo Globe 40 — La Grande Route. A previsão para a chegada do primeiro dos quatro barcos no Recife é no próximo domingo (29/01). As embarcações ficarão atracadas na nova Recife Marina, no bairro de São José (Centro da Cidade).

Durante a coletiva de Imprensa, nesta quarta-feira (25/01), a Federação Pernambucana de Vela (FPVela), organizadora da regata em Pernambuco, detalhou a programação para os jornalistas. O encontro foi realizado no Restaurante Chicama, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, reunindo o staff da regata internacional e representantes da FPVela, do Cabanga, da Recife Marina, da Prefeitura do Recife e do Qair Brasil, que são patrocinadoras do evento.

Foto -Tsuey Lan Bizzocchi/FPVela/Cabanga

“A etapa fortalece o Recife, que tem o objetivo de se transformar na Capital das Regatas Internacionais, além da oportunidade de estimular o turismo náutico no Estado de Pernambuco”, ressaltou o presidente da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), Yannick Ollivier.

A etapa Recife tem estimativa de encerramento para o dia 5 de fevereiro, com os barcos seguindo para Granada, no Caribe, que é a 7ª e última parada antes do cruzamento da linha de chegada em Lorient, na França.

“A Globe 40 aqui no Recife é um marco histórico para o turismo náutico pernambucano, sobretudo porque nosso estado é a única parada no Brasil. O Cabanga, que há 34 edições organiza a Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno), está dando todo apoio e suporte para que essa seja a primeira de muitas”, destacou o Comodoro do Cabanga, Delmiro Gouveia.

 

Presente na coletiva de imprensa, a Chefe do Gabinete do Centro Histórico da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, enalteceu a cadeia econômica com a realização do evento. “A Globe 40 movimenta o turismo, a economia, o lazer e o esporte em Pernambuco, atingindo positivamente vários setores. Recife está em festa com a realização da Globe 40”, comentou.

Patrocinada oficial da Globe 40, a Qair Brasil soma com projetos em energias renováveis. Atualmente, a empresa está trabalhando no desenvolvimento e implantação de mais de 600MW em capacidades renováveis. “Patrocinamos eventos e organizações que estejam alinhados com nosso maior valor, como é o caso da regata, cuidando das pessoas e do meio ambiente”, pontuou o diretor de operações Qair Brasil, Gustavo Silva, que marcou presença na coletiva.

A REGATA
A Globe 40, regata de volta ao mundo de barcos da Classe 40, é uma travessia com 30 mil milhas náuticas, que acontece durante nove meses e 140 dias. A partida da edição atual foi dada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos, com a chegada em Lorient (França) prevista para março de 2023.

 

Publicidade 

https://forms.gle/VNuWejaBU9gHnp8g9

 

No percurso, foram feitas paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe). Recife, inclusive, é uma das últimas etapas da regata de volta ao mundo.

**Clique aqui e confira, em tempo real, como como está a travessia até o Recife/PE – https://www.globe40.com/cartographie/**

POSIÇÃO DOS BARCOS
1º – Amhas (Craig Horsfield (EUA) e James Oxenham (ING))
2º – Gryphon Solo II (Joe Harris (EUA) e Roger Junet (ITA))
3º – Sec Hayai (Frans Budel (HOL) e Ysbrand Endt (HOL))
4º – Whiskey Jack (Mélodie Schaffer (CAN) e Tom Pierce (EUA))

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

29 de janeiro (domingo)
Previsão de chegada do 1º barco
Local: Recife Marina (Bairro de São José)
Horário: confirmação na sexta-feira (27/01)

1º de fevereiro (quarta-feira)
Jantar de comemoração (velejadores, organizadores, patrocinadores e autoridades)
Local: Restaurante Chicama (Cabanga Iate Clube de Pernambuco)
Horário: 19h

02 de fevereiro (quinta-feira)
Premiação Etapa Globe 40 – Ushuaia (Patagônia) – Recife (Brasil)
Local: Restaurante Cisne Branco (Cabanga Iate Clube de Pernambuco)
Horário: 19h

03 de fevereiro (sexta-feira) Visitação dos barcos aberta ao público
Local: Recife Marina (Bairro de São José)
Horário: 9h às 13h

03 de fevereiro (sexta-feira)
Regatta In-Shore para convidados (autoridades, patrocinadores)
Local: Recife Marina – Marco Zero (Bairro de São José)
Horário: 15h às 16h

04 de fevereiro (sábado)
Visitação dos barcos aberta ao público
Local: Recife Marina (Bairro de São José)
Horário: 9h às 13h

05 de fevereiro (domingo)
Partida da Regata – 7ª Etapa – Recife (Brasil) e Granada (Caribe)
Local: Praça do Marco Zero (Recife Antigo)
Horário: 15h

APOIO E PATROCÍNIO
A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem (parceiros oficiais de hotelaria) com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil.