Depois de ter sido atingido por fortes ventos durante a curta escala, as águas ao largo do Mindelo, Cabo Verde, estiveram relativamente calmas na quarta-feira para o arranque da 2.ª etapa da The Ocean Race.
A curta escala marcou a primeira vez que a The Ocean Race visitou a África Ocidental e esta cadeia de ilhas, apesar de aparecer na pista de corrida para todas as 14 edições como uma consideração tática na perna da Europa até o Oceano Atlântico Sul.
Multidões se reuniram no Ocean Live Park para receber as frotas VO65 e IMOCA ou a chegada no último fim de semana, independentemente da hora, e auxiliadas pelo programa de entretenimento e concertos que manteve o OLP pulando tarde da noite durante toda a escala.
Em terra, o The Ocean Race Summit Mindelo reuniu mais de 300 defensores dos oceanos em Cabo Verde na segunda-feira, incluindo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres; Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva; e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para discutir a redobrar os esforços para proteger o oceano.
Na pista de corrida na quarta-feira, as equipes tiveram uma volta curta de um percurso de alcance para navegar antes de sair para o mar, com destino à Cidade do Cabo, a cerca de 4.000 milhas náuticas – e duas semanas – de corrida.
Foi o ambiente GUYOT de Robert Stank – Team Europe e o 11th Hour Racing Team de Charlie Enright que saíram da linha com velocidade, logo à frente da Biotherm e da Holcim-PRB, com o Team Malizia a ser o último a cruzar a linha.
No alcance, o GUYOT environnement segurou Holcomb-PRB para liderar ao redor da marca e, no retorno através da linha de partida antes de sair para o mar, Stanjek e sua tripulação mostraram bom manuseio do barco através das manobras para levar a frota para o mar.
Pouco tempo depois, foi Holcim-PRB com a 11ª Equipe de Corrida de Horas a barlavento e em vento melhor, liderando a GUYOT einvironnement – Team Europe, Biotherm e Team Malizia. Mas a corrida é extremamente próxima e o convés certamente será embaralhado mais algumas vezes durante a noite.
O vento estava na faixa de 7 a 10 nós do nordeste durante todo o período de início, mas a previsão é que diminua durante a noite, muito longe dos 25 negócios de nós que têm sido uma característica desde a chegada.
Os ventos fracos significam que será taticamente difícil correr nos primeiros dias, algo que já está acontecendo com as equipes decidindo até onde se posicionar ao sul em comparação com fazer quilômetros a oeste.
“É um grande desafio. Temos que gerenciar a sombra do vento das ilhas, o que significa que precisamos chegar ao sul, mas então o marasmo é muito grande e, normalmente, estar mais a oeste seria mais seguro”, disse Sebastien Simon, que está se juntando ao GUYOT environnement – Team Europe para esta etapa.
“É um grande marasmo no momento. Ainda não sabemos para onde atravessar. Será instável e interessante, com certeza.”
Para o vencedor da etapa de abertura, Team Holcim-PRB, o interesse é ver os barcos e velejadores em condições diferentes da primeira etapa.
“Tenho certeza de que veremos características diferentes dos barcos e dos marinheiros também”, disse o capitão Kevin Escoffier. “Mas a mentalidade para nós é a mesma – empurrando muito, sempre!!”
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O arranque foi transmitido para toda a Europa e Ásia na televisão Eurosport e está disponível para reprodução na Eurosport App / Player an Discovery +
Eurosport também disponibilizou o feed mundial da transmissão do arranque em https://www.youtube.com/@eurosport/streams
Segunda Etapa do Ranking após o início
- Equipe Holcim-PRB
- 11ª Hora Racing Team
- GUYOT environnement – Equipa Europa
- Biotherm
- Equipe Malizia