Após uma semana de sólida ação de vento tranquilo em Cabo Verde, a previsão para o arranque da Etapa 2 é muito mais desafiadora, mas – ventos leves de NE de 5 a 8 nós.
De fato, o enfraquecimento dos ventos alísios provavelmente afetará a frota até o marasmo – a área de notórios ventos leves e rachada de trovão ao redor do equador – criando um clima fascinante, embora lento, início para a perna, Cabo Verde a Cidade do Cabo na África do Sul.
“Primeiro, teremos que gerenciar a sombra do vento das ilhas, pois elas são muito altas e o vento é leve”, disse Robert Stanjek, capitão do GUYOT environnement – Team Europe.
“Parece que precisamos chegar ao oeste para sermos eficientes para passar pelo marasmo. Essa é a opção conservadora. Então esses são os primeiros dias.” concluiu Robert
“Com os ventos alísios meio que quebrando, o marasmo fica um pouco maior”, disse Simon Fisher, da 11th Hour Racing Team. “São três ou quatro dias para chegar lá e os negócios devem estar se reconstruindo novamente. Sair daqui e pegar o início da reconstrução de forma eficiente é muito importante.”
A hora de início da Etapa 2 é 1710 hora local (1810 UTC), que é cerca de 90 minutos antes do pôr do sol, então as tripulações estarão na primeira vigília noturna quase que imediatamente.
Mas com todas as transições envolvidas nos primeiros dias, é provável que haja muitas manobras e o descanso será difícil de encontrar.
“A primeira parte da corrida será super tática e haverá muitas oportunidades, então todos nós precisaremos estar muito ligados desde o início”, disse Will Harris, que será capitão do Team Malizai para a segunda etapa.
Quatro das cinco equipes fizeram substituições de equipe, com a Biotherm de Paul Meilhat sendo a única equipe planejando começar com a mesma formação.
“Acho que é importante para nós ter a mesma tripulação porque temos muitas coisas para aprender”, disse Meilhat. “Se mudarmos o mínimo de configurações, neste caso que inclui as pessoas, é mais fácil ver os impactos e aprender.”
Para o vencedor da primeira etapa, Kevin Escoffier, em Holcim-PRB, é uma questão de continuar a fazer as coisas que empurraram sua equipe para tirar o máximo proveito do barco a caminho de uma vitória.
“Sabemos há algum tempo que o barco é bastante rápido, ou pelo menos competitivo com os outros barcos”, disse Escoffier. “O principal é que estou muito feliz com a tripulação. Para nós, foi a primeira vez que estávamos navegando juntos no mar. Nós nos divertimos muito a bordo. Foi um humor muito bom. Ao mesmo tempo, tivemos um bom resultado. Mas foi o primeiro. Não significa nada. Ainda há muito por vir e estamos nos concentrando no próximo.”
Como acompanhar o início da segunda etapa de Cabo Verde
A etapa 2 da The Ocean Race está programada para começar às 1810 UTC (hora local de 1710 em Cabo Verde) na quarta-feira à tarde e a cobertura ao vivo em muitos territórios muda para o Eurosport e o Discovery +.
Na maior parte da Europa e em muitas partes da Ásia, pode assistir ao arranque em direto no Eurosport ou no Eurosport 1 a partir das 1730 UTC, e em direto ou a pedido no Eurosport Player ou no Discovery+.
Na Alemanha, os fãs da equipe Malizia de Boris Herrmann também podem assistir à cobertura atrasada na ZDF (por favor, verifique as listagens locais).
Em outras plataformas, a largada ao vivo estará disponível no canal do YouTube The Ocean Race. (Mas por favor, note que, devido à cobertura nas plataformas Eurosport, esta transmissão do YouTube será bloqueada geograficamente na Europa e nos territórios asiáticos com cobertura Eurosport).
Em Cabo Verde e Portugal, o arranque ao vivo também estará disponível em direto na RTP África