Ilha de Santa Catarina recebe a partir de terça-feira (24) o 73º Campeonato Brasileiro de Snipe

0
153

A Ilha de Santa Catarina recebe a partir de terça-feira (24) na raia de Jurerê  o 73º Campeonato Brasileiro de Snipe. Considerada uma das classes mais representativas do Brasil, a competição, promovida pelo Iate Clube de Santa Catarina, reúne 80 duplas, sendo 15 da flotilha do Veleiros da Ilha. Entre os participantes, campeões mundiais, pan-americanos e medalhistas olímpicos disputam o título até o próximo sábado (28).

 

Competição começa nesta terça-feira, em Jurerê – Fotos: Edgar Alberto/Veleiros da Ilha

“O Campeonato Brasileiro de Snipe é um evento muito tradicional e importante para a vela nacional. O Brasil conta com uma flotilha extremamente competitiva e com grandes conquistas em eventos internacionais. A vinda da competição para a Sede Oceânica atraiu muitos competidores. Estamos bem otimistas para o evento e felizes por poder receber uma competição deste porte”, explica Luiz Fernando Beltrão, Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina.

A competição seguirá o seguinte formato: serão dez regatas, sendo a primeira delas a Regata Fernando Avelar, programada para esta terça. As outras nove estão previstas para os demais dias de competição, com duas por dia e um máximo de três caso o programa esteja em atraso. Três regatas completadas e válidas são requeridas para validar a série que terá um descarte se realizadas cinco ou mais regatas.

“A classe Snipe está muito feliz por estar aqui em Florianópolis. O Clube está sendo impecável na organização e nós vamos bater um recorde de participantes, o que mostra a força da vela e da classe aqui e no país. Esse campeonato tem a participação de vários campeões mundiais e terá um nível altíssimo”, explica Paola Prada, Secretária Nacional da Classe Snipe.

O evento reúne atletas de diversos estados, incluindo RS, SC, PR, SP, RJ, PE, ES, SE, BA e DF, além de velejadores da Argentina e Portugal. Estarão em disputas as categorias Geral, Aprendiz Master, Master, Gran Master, Lenda Master, Junior, Misto, Feminina e Prata, sendo que serão premiados do 1º ao 3º em todas as categorias, exceto na geral, que premiará do 1º ao 10º.

Mais no  site oficial – https://icsc.regatas.ar/cbsnipe2023/index.php/pt/