The Ocean Race – regata efetuada com muita ousadia, coragem, planejamento e grande investimento.

0
166

A Copa do Mundo da Vela, The Ocean Race, já está a todo vapor ou a todo vento, a primeira perna acontece entre Alicante e Cabo Verde uma jornada  de cinco dias para os 11 barcos Imoca e VO65navegarem as  1,900 milhas náuticas até Mindelo, em Cabo Verde. Mas no primeiro dia, o barco Viva Mexico saiu por algumas horas da corrida náutica –  devido quebra da vela principal, mas já está de volta na rota para a ilha africana.

É interessante que  mais ousada regata do planeta comemora os 50 anos nesta décima quarta edição. Nascida em  1973, foi viabilizada com os apoios financeiros garantidos pelo patrocínio da Whitbread, que deu o nome à prova, e a British Royal Naval Sailing Association. Entre 2001 e 2019, a Volvo Personvagnar AB, fabricante sueco de veículos e motores, passou a patrocinar a prova.

14 January 2023, Richard Brisius, The Ocean Race Manager, talks about the future of the race.
Johan Salén – CEO da The Ocean Race

Na terceira geração empresarial, a regata volta ao mundo  está com novo comando, a Ocean Race 1973 SLU  uma empresa espanhola liderada por Richard Brisius, Johan Salén e Jan Litborn  que em  2018, tornou-se o novo proprietário da The Ocean Race.

A Atlant Ocean Racing foi criada em 1998 por Johan Salén e Richard Brisius, que compartilham uma longa história na vela profissional, bem como na gestão de projetos de vela profissional.

E uma regata efetuada com muita ousadia, coragem, planejamento e grande investimento. Um exemplo é o  caso de Sir Peter Blake, que competiu na primeira edição da então Whitbread Round the World Race em 1973-74 e voltou várias vezes até que finalmente conquistar o seu Everest, garantindo uma vitória esmagadora com o Steinlager 2 em 1989-90.

Só então ele foi capaz de voltar totalmente sua atenção para outros projetos.