As 24 horas de abertura foram desafiadoras, mas não inesperadas. Depois de se deparar com um período de silêncio durante a noite, durante o qual ambas as frotas se concentraram, a previsão jogou para o alto, ameaça de mal tempo, com ventos fortes e grandes mares varrendo o Mar de Alboran.
Na frota da IMOCA, após um desempenho impressionantemente dominante da Biotherm (FRA), a equipe de Paul Meilhat se viu presa em ventos muito leves, incapaz de acompanhar o ritmo dos concorrentes que haviam tomado rotas alternativas.
Pela manhã, a 11th Hour Racing Team estava liderando o pelotão enquanto a equipe de Charlie Enright abraçava a costa espanhola para ficar na água mais plana.
“Como é frequentemente o caso (no primeiro dia), está longe de ser simples”, disse Simon Fisher, da 11th Hour Racing Team.
“Várias transições, muitas mudanças de vela, mas saímos em boa forma, estamos liderando a frota e estamos sob pressão”.
E no aumento da pressão do vento, as condições estavam se tornando extremas. De volta ao controle da corrida em Alicante, onde todos os dados dos competidores são monitorados e registrados 24 horas por dia, a equipe de bandeira americana e o Holcim PRB (SUI) de Kevin Escoffier estavam navegando contra o vento a 14 nós em 40 nós de vento.
Pouco antes de iniciar a perna, o membro da equipe da Holcim PRB, Sam Goodchild, delineou sua abordagem para a primeira etapa.
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“Nossa meta é definitivamente mantê-lo simples”, disse ele. “Embora todos nós tenhamos navegado o barco separadamente, nós quatro só navegamos juntos como tripulação neste barco três vezes antes da primeira etapa, então há uma boa razão para mantê-lo simples. Também vamos olhar para as outras equipes, o que elas estão fazendo e qual é o desempenho delas. Não vamos nos amarrar em nós tentando persegui-los e tentando cobrir todos os outros, porque na primeira perna, não sabemos realmente onde passamo.”
Fora da corrida
Para a Viva México (MEX), a equipe sofreu uma vela principal rasgada, forçando-os a adiar as corridas e ir para Almeria, onde procuravam reparar ou substituir a vela danificada.
“Isso nos coloca em uma situação difícil, porque agora não podemos repará-lo aqui e estamos analisando nossas opções”, disse o capitão Erik Brockmann. “Estávamos realmente tentando sair de Gibraltar o mais rápido possível, porque o tempo piora mais tarde e esse atraso de seis a oito horas nos coloca em uma situação mais difícil. O bom é que todos estão seguros e o barco é bom.”
Enquanto a maior parte da frota de VO65 estava ficando perto da costa espanhola em um esforço para permanecer em águas mais planas, Ambersail 2 optou por pegar uma rota diferente da – frota quando a brisa era leve e atravessar o Mediterrâneo, presumivelmente para evitar ficar preso em ventos leves ao norte. Sua aposta os levou para perto da costa do norte da África, mas quando eles se aproximaram do porto para voltar, a brisa os desviou colocando-os no lado errado do turno. Quando eles voltaram para o norte, seu plano não parecia ter valido a pena. Sua rota também os levou através da parte mais ventosa do Mediterrâneo, agora eles estavam comprometidos com os demais.
Rankings em 1600 GMT – 16 de janeiro de 2023
IMOCA
- 11th Hour Racing Team, 1652 milhas para terminar em
- Equipe Holcim-PRB, 2,3 milhas para o líder
- GUYOT environnement – Equipe Europa, 18,1 milhas para o líder
- Equipe Malizia, 20,4 milhas para o líder
- Biotherm, 24.9 milhas para o líder
VO65
- Ambersail 2, 1665 milhas para o líder
- WindWhisper Racing, 1,6 milhas para o líder
- Mirpuri Foundation Race Team, 1,6 milhas para terminarem 4.
- Equipe JAJO, 6,7 milhas para o líder
- Austrian Ocean Race – Team Genova, 7,4 milhas para o líder
- Viva México, corrida suspensa, 38 milhas para liderar