A contagem regressiva realmente acabou. Alicante está pronta para iniciar a 14ª edição da The Ocean Race, a volta ao mundo velejando em tripulação em etapas reservadas pela primeira vez para 2 duas classes de barcos, o VO65 e o IMOCA60.
Há 11 equipes na corrida prontas para lançar o desafio aos oceanos. Entre os VO65 também Team Genova barco ítalo-austríaco com uma tripulação internacional em que dois italianos se destacam, Cecilia Zorzi e Alberto Riva, intérpretes de um novo movimento de jovens velejadores. Presença italiana com a Francesca Clapcich também no Imoca 60 “11 Hours Team Racing”, um barco americano que percorrerá todas as 32.000 milhas ao redor do mundo com a chegada, pela primeira vez na história, em Gênova, Itália.
“A cidade de Génova trabalhou arduamente para este evento extraordinário”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal Marco Bucci, presente em Alicante, juntamente com o Embaixador da Itália em Madrid, Riccardo Guariglia, e o Contra-Almirante da Marinha, Massimiliano Nannini.
“Ter um barco com a nossa bandeira – continua o prefeito – tem um valor enorme no que é considerado o Everest da vela. Mas também está acima de tudo, pelo grande retorno de imagem que a nossa cidade terá graças ao caminho em todas as etapas do mundo com o nosso Pavilhão e o “Grand Finale” que confirmará a vocação de Génova como a capital mundial da vela e da náutica. Sem esquecer o nosso compromisso com a The Ocean Race em nome da sustentabilidade e proteção dos nossos mares com o Processo de Génova“.
O início será imediatamente caracterizado pelas condições mais intensas. Nos primeiros dias, espera-se que um vento de até 40 nós acompanhe os barcos até Gibraltar, depois a saída para o Atlântico e a descida para Cabo Verde após 1900 milhas de navegação.
A bordo do Team Genova estão finalizando os preparativos finais pela Cecilia Zorzi e Alberto Riva. “Estou vivendo meu sonho”, admite o velejador de Trentino. Seu entusiasmo é contagiante. As três etapas do VO65 Sprint estão programadas para eles: após esta primeira regata haverá as duas últimas, a Aarhus-Haia e de Haia para a Grande Final em Gênova, na última semana de junho.
Os olhos de Cecília Zorzi brilham: “No começo, eu estava com um pouco de medo, eu disse a mim mesma o vento forte, oh! meu Deus… Então, lentamente, comecei a perceber o barco como um meio que me permitia ir, aonde eu quisesse, em liberdade e com o qual eu poderia permanecer em simbiose. A bordo gosto de fazer tudo e logo comecei a entender como essa era a minha dimensão. O que eu queria, estou orgulhoso de estar a bordo do Team Genova e de poder viver esta aventura em que Génova tanto acreditou. Será uma honra e uma emoção chegar pela primeira vez à Itália, naquele mar de Gênova, onde já vivi belas experiências no passado. Eu já sei, que quando eu vir o Waterfront, vou me emocionar. Mas sejamos claros. Queremos chegar lá bem, somos o último barco “registrado” mas queremos fazer o nosso melhor!”.
Sorriso manhoso e grande vontade de partir e clima do Alberto Riva. “Estamos prontos. Com a tripulação, tivemos pouco tempo, mas conseguimos imediatamente criar grande compreensão e sentimento. Queremos ter esta experiência maravilhosa e dar à Itália e a Génova o melhor resultado possível. O barco é lindo, dizem os mais elegantes desta edição, mas também é rápido e esperamos poder prová-lo já nesta primeira etapa. Estou muito feliz por ter vindo a bordo e viver essa experiência em um dos maiores eventos de vela do mundo, justamente no ano em que haverá a primeira chegada histórica ao nosso país”.
Outra velejadora italiana também chegará a Gênova, Francesca Clapcich, que está entre as favoritas a bordo da 11ª Equipe de Corrida de Horas. “Não estou me escondendo. Sim, poderíamos ser favorecidos. Passamos muito tempo a bordo, tivemos alguns anos para nos prepararmos para este evento, mas ao mesmo tempo, como muitas vezes acontece, os jornais falaram muito sobre nós. Teremos que provar em alto mar que somos os mais fortes.”
Clapcich está em sua segunda experiência em The Ocean Race. “Acredito que a Itália deve estar representada neste tipo de regata. Temos velejadores muito fortes e com grandes habilidades. Estou obviamente muito feliz em ver aqui em Alicante o VO65 da AOR Team Genova que participará da The Ocean Race VO65 Sprint Cup com o apoio da cidade de Gênova com dois velejadores italianos a bordo. Ter o VO65 em Gênova para a Grande Final, um evento no qual a cidade trabalhou muito, é, sem dúvida, uma coisa linda”.
Regata News.com.br é o maior veículo brasileiro de cobertura da The Ocean Race
Há 11 barcos no início. A frota do VO65 é composta por seis barcos: além da AOR Team Genova, aqui estão Mirpuri Foundation Racing Team (POR), WindWhisper Racing Team (POL), Team JAJO (NED), Ambersail 2 (LIT), Viva México (MEX). Na linha de partida cinco fortes equipes IMOCA: 11th Hour Racing Team (EUA), Team Malizia (GER), Team Holcim-PRB (SUI), GUYOT environnement-Team Europe (FRA/GER) e Biotherm Racing (FRA).
A Ocean Race será transmitida em canais oficiais (web theoceanrace.com e social) em todo o mundo e nas plataformas Discovery+ e Eurosport.
A RaiSport acompanhará todo o evento durante os 6 meses da regata com transmissões ao vivo, serviços e especiais.
Uma transmissão especial, com curadoria e condução de Giulio Guazzini, comentarista histórico da vela, será transmitida amanhã, domingo, 15 de janeiro, das 13h50 às 17h15 inteiramente no RaiPlay com janelas no Raisport (canal 58) e das 16h00 às 16h30 no Raidue na transmissão esportiva Drible.