Ilhéus- “esse não pode ser o final de um sonho, vou tirar meu veleiro do fundo e recuperar” Betão do veleiro Adventus que afundou após bater em uma baleia

0
1637
Imagem do proprietário.

 

Veleiro Adventus que afundou a 18 milhas de ilhéus. Segundo a Marinha do Brasil, o Veleiro “Adventus” vinha realizando trânsito entre as cidades de Parati-RJ e Recife-PE. Quando navegava no trecho entre Comuruxatiba e Ilhéus, por volta das 8h30, colidiu com um objeto não identificado. O choque ocorreu na quilha, no casco da embarcação, abaixo da linha d´água

Em decorrência, mesmo com os esforços da tripulação em evitar a entrada de água, o veleiro afundou. A embarcação estava tripulada por três velejadores que, quando perceberam a impossibilidade de evitar o naufrágio, pediram socorro por intermédio do rádio e abandonaram a embarcação por meio de um pequeno bote existente na popa do Veleiro.

 

Ao tomar conhecimento do pedido de socorro, uma embarcação da marinha foi ao local, conseguindo fazer o resgate dos três tripulantes, conduzindo-os para o Terminal Pesqueiro de Ilhéus, chegando por volta das 12:00 h. Os três tripulantes compareceram na Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlhéus), apresentando bom estado de saúde.

Procurado pelo por um jornal local  – CORREIO, o comandante do veleiro, Roberto Soares, confirmou o naufrágio e comentou que agora só pensa em recuperar sua casa. “O veleiro é a nossa casa, nós morávamos nele, vivemos dele. Eu moro no barco há seis anos, eu reformei esse barco inteiro, preparei o barco pra subir o nordeste pra fazer o meu sonho e agora o meu sonho está lá debaixo d’água”, desabafou.

Ele contou ainda que amigos e conhecidos estão se mobilizando para recuperar a embarcação do fundo do mar e para levantar recursos para um novo veleiro. “A gente está com pessoas aí querendo ajudar e pessoas pra ir lá resgatar ele do fundo. A turma fala em cem mil (reais) como se estivessem falando em cinquenta reais e a gente não tem grana para isso”, acrescentou.

A Marinha informou ainda que será instaurado um Inquérito para apurar os fatos e causas do acidente.

 

Relato do Roberto Soares, o “Betão”  do veleiro Adventus,  que afundou após bater em uma baleia  – ou em algo estranho!

Meus amigos boa noite!

Agora com a cabeça mais tranquila, vou relatar aqui o acontecido. Estávamos com velas reduzidas, grande no segundo riso e genoa menos da metade, o vento era bom, foi a noite inteira assim andando a 5 e 6 nós com motor ligado sempre desde de que saímos de Vitória . Mesmo na vela mantemos, o motor ligado por conta de muitas baleias no visual.

Saímos de Comurixatiba, às 6h00 previsão de Chegada às 14h00 do dia seguinte, estávamos a 18 milhas do porto de ilhéus às 9h00 da manhã foi o acontecido.

Pessoal não foi um atropelamento, foi um impacto muito forte, tipo uma pancada como se a baleia atacasse. Gente, eu reformei o Adventus inteiro, sei a grossura da fibra.

Foi um estouro, o Maurício pegou o turno assim que amanheceu junto com a Joice, estavam de olho, sempre atentos.

Eu estava deitado na sala no sofá-  de bombordo o veleiro subiu e freiou, corri e abri a tampa do poceto logo vi muita água.

Corri para ver de onde vinha, aí já vi a cama da proa saindo água debaixo, tentei colocar um cobertor no buraco e também um saco de vela nada estancou a água, que já estava na minha cintura.

Então gritei para Joice e Maurício, joga bote na água balsa corta os cabos, porque estava tudo amarrado.

Assim foi feito, em menos de 10 minutos foi tudo pro fundo!

Bom tinha um barco de pesca próximo e pedimos socorro, muito rápido nos socorreram.  Eu só queria ir embora, ainda os pescadores recolhendo as coisas que boiara.

Bom pessoal como muitos aqui sabem, moro a bordo e praticamente perdi tudo, saí com os shorts e camiseta celular, o mesmo com Joice e Maurício.

Quero agradecer a solidariedade de todos e também dizer, que estamos bem amparados aqui em ilhéus, me emociono por saber o quanto somos queridos pelo pessoal da vela.

Agora, vou precisar de ajuda para recomeçar, estamos com um pessoal analisando a retirada e recuperação do Adventus, esse não pode ser o final de um sonho.

,VOU TIRAR MEU VELEIRO DO FUNDO E Recuperar,

Acredito que amanhã tenho notícias boas, e aí sim vou precisar da ajuda oferecida 🙏🙏🙏. Por enquanto eu, só tenho de agradecer a todos, e, por estar vivo sem nenhum arranhão 🙌🙌. Muito obrigado mais muito obrigado mesmo meus amigos, só assim para continuar a caminhada 👏👏👏👏

Veleiro Adventus que afundou a 18 milhas de ilhéus