Parada brasileira da The Ocean Race- Itajaí é considerada a 27ª melhor cidade do Brasil

0
188

Município é destaque no ranking divulgado pela Revista ISTOÉ/Austin Rating e desponta em indicadores econômicos, fiscais e sociais

Itajaí é a 27ª melhor cidade do Brasil no ranking divulgado pela Revista ISTOÉ e Austin Rating na semana passada. A listagem analisou 281 indicadores de 5.565 municípios brasileiros nas áreas fiscal, econômica, social e digital. O Município também foi o 7º do país em padrão de vida, o 8º em comércio exterior e o 10º em indicadores econômicos.

O resultado é fruto do grande crescimento obtido por Itajaí nos últimos anos. A cidade foi impulsionada, principalmente, por diversas obras de infraestrutura e mobilidade, ações de promoção do bem-estar social da população, especialmente nas áreas da saúde e educação, geração de negócios, renda e empregos, atração de novas empresas e investimentos. Itajaí é atualmente o segundo maior PIB de Santa Catarina e a 34ª maior economia do Brasil, além de ter o segundo maior porto do Brasil em movimentação de cargas.

Foto – Adilson Pacheco RN MN

“Esse resultado reflete a força da economia de Itajaí e do nosso povo, que supera desafios diariamente. É também um espelho do esforço e investimento da Administração Municipal nas mais diversas áreas. Mesmo com uma pandemia mundial, o Município obteve bons índices de crescimento e seguiu se desenvolvendo, gerou empregos e executou obras e melhorias que garantem mais qualidade de vida para a população”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Destaque entre municípios de grande porte

No ranking das cidades de grande porte, com mais de 200 mil habitantes, Itajaí teve ainda mais destaque. O Município ficou na 21ª colocação geral. Já dentro dos indicadores fiscais, a cidade desponta na 2ª colocação na aplicação em saúde e educação. O dado espelha o compromisso de Itajaí em repassar recursos para essas duas áreas, bem como cumprir as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Nos últimos anos, mais de R$ 2 bilhões foram investimentos somente na saúde e educação dos itajaienses.

Na área econômica, entre os municípios de grande porte do país, Itajaí foi o 5º em padrão de vida, indicador que mostra os avanços proporcionados para a sociedade quanto ao poder de compra e número de bens duráveis nas residências. A cidade também foi a 6ª em comércio exterior, dado que reflete o desempenho das exportações e importações, além da corrente de comércio local.

Publicidade.

No contexto social, a cidade obteve a 10ª colocação em desenvolvimento humano, indicador que registra a evolução do município nos principais dados avaliados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como educação, renda e longevidade, proporcionando melhor nível de igualdade para a população. “Ficamos orgulhosos em ver que os esforços para construir uma cidade sustentável, inteligente e com justiça social têm dado frutos. O planejamento estratégico do Município de Itajaí foi fundamental para isso”, complementa o prefeito Morastoni.

Sobre o ranking

As Melhores Cidades do Brasil 2022 é um ranking organizado pela Revista ISTOÉ em parceria com a Austin Rating, uma das principais consultorias em classificação de risco do país. A listagem foi calculada por meio de 281 indicadores, extraídos de fontes primárias, como por exemplo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Ministério do Desenvolvimento.

Ao todo, foram analisados pela pesquisa 5.565 municípios brasileiros nos pilares afetados diretamente pelas políticas públicas – Fiscal, Econômica, Social e Digital. Eles foram classificados em três categorias: municípios de grande, médio e pequeno porte. A pesquisa traduz como os municípios se comportaram e quais se saíram melhor nesta última década, especialmente afetada pela pandemia de Covid-19.