A preocupação com a preservação dos oceanos é foco da The Ocean Race, trilhando pela mesma linha de ação, a SCBrasil – a empresa náutica brasileira lança em julho o Programa “SCBrasil Oceano 365”.
O Programa visa agregar instituições, ongs, setor púbico e privado para um desenvolvimento integrado de ações de preservação dos rios e oceanos a ser desenvolvido.
A linguagem do Programa “SCBrasil Oceano 365 é – “tudo começa no rio +praia+ eu” .
O Programa será apresentado dentro do Ciclo de Workshops Corporativo Náutico, o primeiro ocorre em Itajai.
Deputada Paulinha
“ Agora vamos ter uma embarcação brasileira, SCBrasil Esporte Náutico. Nós temos que erguer forte esta bandeira do Brasil nesta disputa”, a declaração é da deputada estatual de Santa Catarina Ana Paula da Silva, a Paulinha. Ele se refere ao único barco brasileiro inscrito na The Ocean Race, edição 2023, o SCBrasil Team, na categoria Imoca, com base em Santa Catarina.
Para a parlamentar catarinense, que vem acompanhando o a The Ocean Race, desde de 2014, ocasião que era prefeita de Bombinhas e esteve em Alicante, Espanha, sede das organizações regata volta ao mundo, na largada da edição 2014-2015 da The Ocean Race . “ Muda tudo, muda tudo. Claro, que ter a parada, participar do evento é relevante. Mas os corações brasileiros vão se misturar nesta atividade. E como ter um piloto de Formula 1 brasileiro, como tínhamos o Ayrton Senna, é isto. E ter o nosso sangue segurando também um leme, conduzindo uma embarcação, e dizendo : nós estamos presentes na atividade náutica mundial”, concluiu a deputada catarinense.
Projeto da SCBrasil é para três edições
O Projeto da Empresa SCBrasil Esporte Náutico é participar da regata The Ocean na edição 2023, e nas próximas três edições. Para os diretores da única empresa brasileira, com um barco inscrito no terceiro maior evento do mundo é principal no esporte náutico mundial . Não se pode entrar em um evento deste porte mundial, para somente uma edição. Ainda mais no Brasil, onde ainda não se tem a cultura voltada para o esporte náutico de grande rendimento.
Os diretores, integrado por Adilson Pacheco e Jaqueline Gazaniga, apontam ainda que tripulação do barco brasileiro, já está na fase de finalização, o que deve acontecer partir da entrada de recursos provenientes de investidores patrocinadores, quando os velejadores em número seis, mais a equipe de terra entra em um treinamento intensivo, se preparando para a grande largada no dia 14 de janeiro 2023. Eles adiantam, o barco de categoria Imoca, nesta edição será usado um veleiro usado, em aquisição na Europa.
A participação dos diretores da SCBrasil como um dos palestrantes do Vela Show – maior feira de vela d américa, serviu para a empresa fazer o lançamento nacional do projeto – e com a participação, ampliou o número de empresas interessadas em investir no barco brasileiro@
EUROPA
Já visando o mercado náutico esportivo europeu e manter contato com investidores, a sócia diretora da SCB, Jaqueline Gazaniga viaja em agosto para atividades empresariais náuticas na Europa – e uma visita à sede da The Ocean Race, em Alicante, Espanha.
Projeto SCBrasil
– Um projeto voltado para as empresas e marcas com interesse de exposição mundial e de negócios. Em um País de vocação náutica como o Brasil, a meta da SCB é a formação de um pool de recursos para a sua viabilização, com investidores públicos e privados.
A primeira e única vez em que o Brasil participou do terceiro maior evento do planeta – ao lado da Fórmula 1 e do futebol – foi na edição de 2005/06 com o barco Brasil 1, idealizado pelo velejador e empresário Alan Adler. No comando do veleiro estava o medalhista olímpico Torben Grael e, entre os tripulantes, o catarinense André “Bochecha” Fonseca.
Com uma exposição mundial durante oito meses e passando por 10 portos (cidades-sede), a The Ocean Race atinge uma visibilidade de 3 bilhões de pessoas, em mais de 130 países – em redes sociais, TVs, rádios e jornais -, gerando mais de 10 bilhões de receita econômica em toda cadeia produtiva mundial.
Um barco com tripulação brasileira num evento mundial busca atrair a atenção da mídia, fãs e seguidores. Visa criar atenção para as marcas dos patrocinadores e geração de negócios. Estimular torcida em torno de heróis que irão participar da regata mais rigorosa e temida do mundo.