Inaê Soto Amstel Ultra anuncia novo navegador em busca de evolução tática no Paulista

0
58

O Inaê Soto Amstel Ultra terá novidades para o Campeonato Paulista de Oceano, que acontece neste final de semana, entre sábado e domingo, em Santos (SP). O tripulante Fernando Costa fará sua estreia na função de navegador. A estratégia é um trunfo em busca das melhores opções táticas no próximo compromisso da equipe.

O grupo comandado por Bayard Neto absorveu nos últimos meses lições valiosas sobre o barco Soto 40, adquirido no início de março. O salto de qualidade, agora com um veleiro planante, exigiu da tripulação mais horas de treino e aprendizados.

Fernando, de 43 anos, nasceu em São Paulo e acumula larga experiência a bordo. Ele veleja na equipe Inaê há 12 anos, mas agora será testado em uma nova missão. O bom domínio do inglês e a habilidade na operação dos instrumentos foram qualidades destacadas pelo comandante na escolha do novo navegador.

“Estrearemos o Fernando como navegador, o que nos ajudará com a tática, e com isso pretendemos ter uma evolução. Estamos aprendendo a velejar muito rapidamente, mas percebemos que temos perdido um pouco na tática de regata”, analisou Bayard Neto.

A união dos tripulantes é de extrema importância em uma regata. Cada um a bordo tem uma função e exerce papel específico para o bom andamento do barco. O navegador recebe boletins meteorológicos e auxilia o comandante sobre as decisões de rota.

“Para mim é uma função nova no barco e estou animado com a oportunidade. Vou cuidar de toda a parte de instrumentos como assistente tático da equipe”, contou Fernando.

Outra iniciativa que está prevista para o Paulista da classe ORC é a transmissão ao vivo da largada pelas câmeras do barco, iniciativa inédita promovida pelo Inaê Soto Amstel Ultra. Como o momento é de testes, o comandante prefere adotar cautela sobre o desempenho.

“Nossa expectativa é de fazer uma boa tática. Vamos com uma equipe um pouco diferente da que tem velejado conosco, então não criamos expectativas de resultados. Estamos com o grupo em treinamento, em adaptação”, explicou Bayard.

Depois de sagrar-se campeão brasileiro na classe ORC Silver, em março de 2022, o barco patrocinado pela cervejaria holandesa adquiriu o S40 Crioula, modelo vitorioso da vela nacional e sul-americana, que agora como Inaê Soto Amstel Ultra participa no grupo de elite da ORC Gold.