Equipe Brasileira de Vela pronta para disputa do Mundial da Juventude de Haia 2022

0
153

A Equipe Brasileira de Vela para o Mundial da Juventude de Haia 2022 está definida com 14 representantes em seis classes. A competição para a nova geração da modalidade será de 9 a 16 de julho.

Os atletas convocados são: Guilherme Araújo e Milena Araújo (Hobie Cat 16), Guilherme Menezes e Fernando Menezes (29er), Clara Meyer e Lívia Nogueira (29er), Alex Kuhl e Handrey Cantini (420) e Joana Gonçalves e Luísa Madureira (420). Erick Carpes (Ilca), Júlia Carreirão (Ilca), Marcos Americano (Kite) e Sofia Faria (iQFoil).

Os atletas embarcam no próximo dia 2 de julho para a Holanda. Estão confirmados 450 velejadores de 69 países prontos para as regatas deste ano na cidade holandesa.  O Campeonato Mundial foi realizado pela primeira vez na Suécia em 1971 e é um dos principais eventos da World Sailing para ajudar a promover a participação dos jovens em provas de alto nível.

O grupo escolhido para defender o Brasil no Mundial da Juventude de Haia 2022 é o primeiro da história que conta com atletas até 17 anos, o que prova o forte trabalho de desenvolvimento adotado nas categorias de base pela CBVela.

”Temos em andamento uma forte renovação da equipe brasileira e esse trabalho nos oferece a possibilidade de ter novamente esses atletas na campanha para mais uma ou duas edições do Mundial da Juventude. Faz parte da política da CBVela investir no desenvolvimento desses garotos e garotas, que estarão defendendo o país de Paris 2024 em diante”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Boa parte dos atletas confirmados no Mundial da Juventude de Haia 2022 é formada pelo projeto pelo Núcleo de Base da Confederação Brasileira de Vela. São atendidos mais de 60 atletas da nova geração da modalidade em treinamentos na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), ou em campeonatos no exterior.

O trabalho é voltado para que os competidores mais novos cheguem bem preparados em campeonatos de ponta, como os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.  O Núcleo de Alto Rendimento é uma parceria da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania para apoiar a preparação de todas as equipes brasileiras da modalidade em suas categorias de base.

”Antes do Mundial da Juventude, a CBVela promoveu dois training camps para a Equipe Brasileira com atividades dentro e fora d’água visando melhorar o desempenho da equipe, que terá pela frente eventos importantes no segundo semestre. A ideia é realizar mais training camps durante o ano e a iniciativa tem como principal apoiadora a Secretária  Nacional do Alto Rendimento, além do COB – Comitê Olímpico Brasileiro”, concluiu Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

A parceria da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania foi definida no fim do ano passado, implantando o primeiro Núcleo de Base para a modalidade Vela (NEBAR) para apoiar a preparação de todas as equipes brasileiras da modalidade em suas categorias de base.

A sede oficial do projeto é a Marina da Glória, palco das regatas da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela. Por lá são atendidos adolescentes entre 13 e 17 anos, que integram as seleções para os principais campeonatos, como o Mundial da Juventude da World Sailing. 

O Brasil soma ao todo 14 medalhas na história do Mundial da Juventude, que é realizado anualmente desde 1971. São cinco de ouro, três de prata e seis de bronze. A primeira medalha foi obtida por Robert Scheidt na classe Laser em Largs, na Escócia, em 1991. A última edição ocorreu em Omã no ano de 2021. O campeonato de 2020 seria em Salvador (BA), mas foi cancelado em função da COVID-19.

Medalhas do Mundial da Juventude

Ouro

Largs 1991 – Robert Scheidt – Laser

Fukuoka 1997 – Ricardo Winicki – Mistral

Cidade do Cabo 1998 – Ricardo Winicki – Mistral

Búzios 2009 – Martine Grael/Kahena Kunze – 420

Zadar 2011 – Martin Lowy/Kim Vidal – SL16

Prata

Marathon 1994 – Rodrigo Amado /Leonardo Santos – Laser II

Weymouth 2006 – Bruno Vilela Frey/ Ricieri Vidal Marchi – Hobie Cat 16Spin, Open

Langkawi 2016 – Leonardo Lombardi/Rodrigo Luz – 420

Bronze

Cidade do Cabo 1998 – Andre Cahu /Victor de Azevedo Costa – HobieCat 16

Busan 2005 Mariana Basilio/Gabriela Biekarck – 420

Weymouth 2006 – Marcos Adler/Bruno Leal Faria – 420

Aarhus 2008 – Patricia Freitas – RS:X

Búzios 2009 – Jorge Renato Amaral – RS:X

Langkawi 2016 – Brenno Francioli – RS:X

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.