Triatletas mirins de Caucaia fazem limpeza da praia

0
217
Triatletas mirins de Caucaia fazem limpeza da praia (Divulgação)

Ação da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões aproveitou a Semana Mundial do Meio Ambiente para conscientizar os alunos sobre a proteção dos mares

Triatletas mirins de Caucaia fazem limpeza da praia

Os triatletas mirins de Caucaia, no Ceará, passaram esta quarta-feira (08) fazendo a coleta de detritos das praias de Cumbuco e Caraí. A ação da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões fez parte da Semana Mundial do Meio Ambiente e teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a necessidade de preservar os mares.

O dia escolhido para a ação, 8 de junho, celebrou o Dia Mundial dos Oceanos, dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente. Antes da coleta, os alunos participaram de uma roda de conversas, para discutir o impacto das ações do homem no meio ambiente e as maneiras de preservar o planeta. A poluição dos rios e mares ganhou destaque, por ser uma realidade mais próxima da criançada do litoral cearense.

“A proposta era coletar o máximo de material que pudéssemos. À medida que recolhemos o lixo, fomos explicando aos alunos sobre o tempo de decomposição de cada produto. Encontramos muitas tampinhas de garrafa de alumínio, e uma grande quantidade de bitucas de cigarro”, contou a professora Isabelle Ribeiro, do núcleo de Caucaia da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. “Eles curtiram muito, se interessaram e até fizeram uma disputa para ver quem coletava mais lixo. No final, demos um mergulho no mar.”

A ação também está de acordo com o 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que busca a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. No total, 17 ODS integram a Agenda 2030 da ONU, voltada para a redução das desigualdades no mundo.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Aeris Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.