Duelo entre Caballo Loco e Loyalty eleva Classe C30 no Circuito Ilhabela

0
239

Ambas as embarcações conquistaram duas vitórias em quatro regatas na abertura da segunda etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

São Paulo  – O atual bicampeão da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, Caballo Loco, de Ubatuba, teve o Loyalty (ICRJ/VDS) como principal rival na Classe C30 neste fim de semana (28 e 29/5). Ambos dominaram as quatro regatas da abertura da segunda etapa com duas vitórias cada e liderança do Caballo Loco por diferença de apenas um ponto perdido, seis contra sete do Loyalty.

Kaikias Via Itália soma 12 pontos, Kairós tem 15 e Caiçara, 20. O Caballo Loco venceu a primeira etapa em março. A segunda, será concluída no próximo fim de semana (4 e 5/6) e ganha relevância porque é considerada como o warm up para a tradicional Semana de Vela de Ilhabela, que chegará à 49ª edição na última semana de julho.

 

Com vento leste entre 8 e 12 nós, o Loyalty venceu as duas regatas de sábado. No domingo, deu Caballo Loco, duas vezes. “No sábado chegamos a andar na frente nas duas provas. Estávamos muito bem no contravento, mas cometemos alguns erros e perdemos por detalhes. No domingo, fizemos os ajustes, largamos muito bem e conseguimos duas vitórias”, analisou o timoneiro e tático do Caballo Loco, Juninho de Jesus.

O Loyalty ganhou um reforço de peso na tripulação, a velejadora olímpica Gabriela Nicolino, décima colocada ao lado de Sameul Albrecht na Classe Nacra nos Jogos de Tóquio e medalha de bronze no Pan de Lima, em 2019. O tático Geison Mendes elogiou a equipe. “No sábado a tripulação velejou muito bem taticamente e acertamos nas manobras. Demos velocidade ao barco. No domingo estávamos na frente na primeira regata, mas fomos prejudicados por uma rondada de vento de 20 graus”, lamentou Geison.

Estreante na Classe C30 em 2021 e demonstrando evolução a cada regata, o comandante do Kairós, Alessandro Penido, enalteceu as disputas em Ilhabela. “O fim de semana foi sensacional. Dias muito agradáveis, com sol e ventos de fracos a médios. A equipe Kairós foi reformulada, com dois novos tripulantes. A animação é total para a temporada de 2022”, exclamou Penido.

 

 

Nas demais classes em disputa na 22ª Copa Mitsubishi, os líderes são: Bravo (ORC), Zeus (BRA-RGS) e Mussulo (HPE 25). O Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é disputado em quatro etapas anuais com sede no Yacht Club Ilhabela, que neste fim de semana recebeu 40 embarcações.

 

Classe C30 na Copa Mitsubishi 2022 (2ª etapa – 4 regatas)

1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 2+2+1+1 = 6 pontos perdidos

2 – Loyalty (Alexandre Leal): 1+1+2+3 = 7 pp

3 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 3+3+4+2 = 12 pp

4 – Kairós (Alessandro Penido): 4+4+3+4 = 15 pp

5 – Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 5+5+5+5 = 20 pp