Crianças e adolescentes da Escolinha de Natação Formando Campeões aprendem a nadar e evoluem na modalidade

0
115

Projeto, que tem como padrinho o triatleta olímpico Juraci Moreira, ajuda no desenvolvimento físico e social dos alunos

 

O projeto Escolinha de Natação Formando Campeões oferece aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino da cidade do interior paulista. A cada aula, a garotada evolui e aprende que a prática do esporte é muito mais do que apenas competir, ela pode mudar vidas!

Com o apoio da Prefeitura de Itu, Apani (Associação de Pais e Amigos da Natação Ituana), e por meio da Lei do Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, o projeto atende meninos e meninas de 7 a 17 anos. A contrapartida é simples: estar matriculados na rede de ensino da cidade.

“O grande desafio das crianças, no início, foi primeiro se ambientar ao meio líquido, conquistando autonomia com segurança, depois iniciar o aprendizado das pernadas e braçadas. Então começaram a aprender o primeiro estilo ensinado, que é o Crawl”, explicou o coordenador do projeto Cacá Ferreira. “Todos os alunos mais desenvolveram suas performances nos estilos de natação.”

As aulas gratuitas são dadas na piscina do Conjunto Aquático Cel. Fiori Marcelo Amantéa, anexo ao Estádio Novelli Júnior. As crianças e adolescentes recebem todo o material para a prática das aulas gratuitas de natação.

 

Formando Campeões

O projeto é uma iniciativa de Juraci Moreira, um dos grandes nomes do triathlon no Brasil, com três olimpíadas no currículo – Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Atualmente gestor esportivo, Juraci trouxe para Itu a experiência e a metodologia de ensino calcada em sete anos de formação de crianças e adolescentes com o projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciado em Curitiba, Paraná, e replicado para Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Escolinha de Natação Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Prefeitura da Estância Turística de Itu e da Apani Seme-Itu. A SulAmérica é a patrocinadora exclusiva.