O ex-assistente do Real Madrid rapidamente colocou os andaluzes em forma e garantiu grandes resultados contra o Athletic Club, o Atlético de Madrid e os rivais contra o rebaixamento Mallorc
Com apenas uma vitória em 14 jogos da LaLiga Santander, o Granada estava afundando como uma pedra, na fronteira da zona de rebaixamento com o descenso acenando. Entra Aitor Karanka.
O ex-técnico adjunto do Real Madrid e ex-técnico do Middlesbrough, Nottingham Forest e Birmingham City, na Inglaterra, foi apontado como a última aposta do clube andaluz e rendeu dividendos. Karanka entrou e imediatamente estabilizou o navio com um empate em 0 a 0 com o campeão da temporada passada, Atlético de Madrid. Foi uma performance que mostrou garra e determinação, uma vontade de sobreviver que parecia estar faltando nas semanas anteriores. A equipe fez o mesmo esforço para resgatar um ponto em seu próximo jogo contra o Celta, com Darwin Mach empatando nos acréscimos no Nuevo Estadio de Los Cármenes. Depois veio um grande embate no pé da tabela, um jogo de seis pontos contra o Mallorca no Estádio Visit Mallorca, e os Nazaríes do Karanka fizeram um show espetacular para sua fiel frota de torcedores itinerantes, que criaram uma boa atmosfera. Os visitantes triunfaram por 6×2, um resultado enfático que tornou a sobrevivência uma possibilidade, graças ao atacante Jorge Molina, de 40 anos, que fez um doblete e deu duas assistências. Após a vitória em Mallorca, a equipe venceu o Athletic Club por 1×0, na terça-feira, garantido por um gol do meio-campista Álex Collado, que deixa o Granada a precisar de apenas mais dois pontos para garantir a sobrevivência. A equipe de Karanka tem duas partidas para atingir esse objetivo, enfrentando o Betis no domingo e depois o Espanyol no último dia da temporada. Os torcedores do Granada CF parecem mais conectados à equipe agora do que em qualquer momento anterior desta temporada. Não estavam totalmente convencidos pelo projeto de Robert Moreno, com o treinador demitido e substituído por Rubén Torrecilla, antes da chegada de Karanka em abril. Desde que o treinador chegou, o Granada tem estado muito mais sólido defensivamente, tendo sofrido apenas três gols em quatro jogos, em comparação aos 56 nos 32 jogos anteriores, caindo a média para 0,75 gols sofridos por jogo, ante os 1,75 anteriores. Eles mantiveram dois jogos sem sofrer gols nessas quatro partidas, tendo mantido apenas cinco no resto da campanha anterior. Karanka trouxe ao time confiança em sua própria habilidade e calma com a bola, tirando o pânico de seu jogo, que muitas vezes se aproxima de equipes em perigo de rebaixamento.
O meio-campista defensivo Maxime Gonalons passou por uma temporada de lesões, mas seu retorno também ajudou a equipe, enquanto Collado está na melhor forma de seu empréstimo em um momento crucial. Molina, por sua vez, tornou-se o jogador mais velho da história da LaLiga Santander a marcar dois gols aos 40 anos, e sua experiência e qualidade com a bola no último terço foram essenciais.
A ascensão do Granada é uma má notícia para as equipes abaixo dela, com Cadiz, Mallorca e Alavés também a lutar pelas suas vidas, juntamente com o já rebaixado Levante.
Com Karanka pronto para manter o Granada na primeira divisão, as atenções se voltarão para o seu futuro. Quando ele foi anunciado, o clube não especificou por quanto tempo ele ficaria. Dado seu impacto, os torcedores estarão ansiosos para que ele permaneça e ajude a consolidar a permanência do time na LaLiga Santander na próxima temporada, se conseguirem garantir a sobrevivência neste período. |