Atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões estream nesta quinta (5) nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

0
202

Vinícius Sant’Ana, João Mazorca e Sophia Gomes representam o Brasil pela primeira vez, nas provas individuais, em Rosário

 

A equipe brasileira de triathlon estreia nesta quinta-feira (5) nos Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022 com três atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Jovens talentos dos grupos de alto rendimento e pré-alto rendimento do projeto no Paraná, Vinícius Sant’Ana, João Mazorca e Sophia Gomes estarão nas disputas individuais em Rosário, Argentina. A final do sprint masculino será às 7h30, e a do feminino, às 9h20.

O trio paranaense fará sua primeira competição internacional representando o Brasil. Mas já tem no currículo conquistas importantes. Vinícius Sant’Ana sagrou-se campeão brasileiro júnior de triathlon em 2021. João Mazorca, por sua vez, é presença constante no pódio das principais provas nacionais. Os dois integram a Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, que reúne os alunos do projeto com maior potencial no cenário internacional. Sophia Gomes, mais nova do time, está entre as cinco melhores do País na sua faixa etária, e integra o grupo de pré-alto rendimento da Escolinha desde o ano passado.

“Ficamos concentrados no Rio de Janeiro, com toda a equipe brasileira, e tivemos muita troca de experiências, além de consultas com fisioterapeutas, psicólogos e médicos voltados para o alto rendimento. Conversamos com a Ana Marcela, atleta olímpica da maratona aquática, e seu técnico Fernando Possenti”, conta Vinícius Sant’Ana. “É um momento muito especial, principalmente porque nós três, da Escolinha, estamos juntos desde o início da nossa trajetória no triathlon. E é um entrosamento que pode nos ajudar nas provas, como no revezamento misto. Vamos dar o nosso melhor, um pelo outro e pelo Brasil.”

Após as provas individuais, a equipe brasileira de triathlon retorna para a disputa do revezamento misto, no sábado (7), a partir das 8 horas. A competição pode ser acompanhada pelo canal do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, no link https://www.canalolimpicodobrasil.com.br.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões