Neymar Jr: Brasil define ‘convocados’ ao Qatar para Mundial do craque

0
47
Teams Resenha 013 and Consagrados and Gustavo Cerqueira are seen during the prize giving of Red Bull Neymar Jrs Five National Final at Instituto Projeto Neymar Jr in Praia Grande, Brazil on May 01, 2022 // Marcelo Maragni for Wings for Life World Run // SI202205010729 // Usage for editorial use only //

Sede de etapas mundiais, o Instituto Projeto Neymar Jr abriu os portões para receber, neste domingo (1), a final brasileira do maior torneio de futebol amador do planeta, o Red Bull Neymar Jr’s Five. Para quem admira a versão ‘raiz’ do esporte, dribles, belas jogadas, golaços, rivalidade e emoção à flor da pele não faltaram. Nas categorias mista e feminina, Consagrados FC (SP), de Lucaneta, ‘parça’ de Ronaldinho Gaúcho, e Resenha 013 (SP), respectivamente, superaram as adversidades, ficaram com o título nacional desta edição e ainda carimbaram o passaporte rumo ao Qatar para a disputa da etapa internacional, no final de maio.

Red Bull Neymar Jrs Five

Divididos em duas categorias com três times cada, os atletas disputaram jogos de ida e volta dentro das respectivas chaves. Os dois melhores avançaram para a decisão. Na mista, Consagrados F.C (SP) encarou Eurose7e (PE) e Street Five (MG). Diante dos nordestinos, duas derrotas. Já contra os mineiros, duas vitórias. Na final, tiveram de enfrentar os até então algozes vencedores da seletiva pernambucana. Mesmo sofrendo um gol logo no início, tiveram brio para virar o placar e vencer por 3 a 1, com show de Lucaneta, ‘Rei do Drible’.

“A gente sempre sonhou em ser jogador de futebol. E quando nós jogamos esse tipo de competição, em que podemos representar nosso País, nós nos sentimos como se fôssemos profissionais. Estamos engasgados pelo resultado de 2018, pois poderíamos ter sido os vencedores. Ficamos muito tristes à época e, agora, nós vamos tentar realizar o nosso sonho”, afirma Lucaneta, que foi campeão brasileiro do torneio, em 2018, ao lado de Henry, mas parou no mata-mata do Mundial.

Na categoria feminina, o Resenha 013 (SP) fez jus ao retrospecto e faturou o tricampeonato nacional na modalidade. Mesmo diante do belo futebol apresentado por Exterminadoras F.C (MG) e Vila Show (PE), as meninas souberam assimilar uma derrota e analisar o estilo de jogo das adversárias para comemorar o título. Na final, as meninas da Baixada Santista enfrentaram as mineiras que, até então, encantaram o público com um futebol vistoso, dinâmico e muito ofensivo. Vitória apertada por 1 a 0, com gol logo no começo.

“A pressão é ainda maior por estarmos dentro da casa do Neymar (Instituto Projeto Neymar Jr) e representando a cidade em que ele cresceu. Ficamos com o coração a mil. Todo ano é muito difícil e, em 2022, foi ainda mais disputado. Eu queria muito ir ao Qatar, mas a vontade de reencontrar o Neymar Jr é ainda maior”, diz Marynara Avelino, campeã mundial em 2018 e que até já viajou à França para encontrar o craque.

Mundial é logo ali!

Com o resultado da final nacional de 2022, o Brasil já conhece os seus quatro representantes que vão ao Qatar em busca do título mundial do Red Bull Neymar Jr’s Five. Além de Consagrados F.C e Resenha 013, o País ainda contará com Fortal Bulls (feminino) e Renegados da Baixada (misto), campeões da edição 2021, nesta ‘superedição’ do evento diante de 31 países. Os jogos serão disputados nos dias 23 e 24 de maio, no Qatar, com transmissão ao vivo pela Red Bull TV e presença de Neymar Jr.

Desde a primeira edição, em 2016, o conceito esportivo da competição segue bem simples. Os times entram em campo com cinco jogadores e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após dez minutos de partida. As dimensões do campo são menores e não se pode pisar na área delimitada próxima ao gol.

Tabela com os resultados:

Misto

Consagrados F.C 1x0 Street Five

Eurose7e 1 x 0 Consagrados F.C

Street Five 0 x 0 Eurose7e

Street Five 0 x 2 Consagrados F.C

Consagrados F.C 1 x 3 Eurose7e

Eurose7e 0 x 5 Street Five

Final: Consagrados F.C 3 x 1 Eurose7e

Feminino

Vila show 0 x 0 Resenha 013

Resenha 013 0 x 2 Exterminadoras F.C

Vila Show 1 x 3 Exterminadoras F.C

Resenha 1 x 0 Vila Show

Exterminadoras F.C 0 x 1 Resenha 013

Exterminadoras F.C 2 x 0 Vila Show

Final: Resenha 013 1 x 0 Exterminadoras F.C

Red Bull Neymar Jr’s Five:

Mais de 400 mil jogadores inscritos, 75 países envolvidos, milhares de redes balançadas e grandes histórias contadas. Em apenas seis anos, o Red Bull Neymar Jr’s Five, maior torneio de futebol 5×5 amador do mundo, já coleciona esses números. Com dois títulos, o Brasil é o maior vencedor do torneio. Em 2016, o Anjos da Bola faturou o troféu na categoria mista. Dois anos depois, as meninas do Resenha 013 subiram ao lugar mais alto do pódio.