Sede de etapas mundiais, o Instituto Projeto Neymar Jr abriu os portões para receber, neste domingo (1), a final brasileira do maior torneio de futebol amador do planeta, o Red Bull Neymar Jr’s Five. Para quem admira a versão ‘raiz’ do esporte, dribles, belas jogadas, golaços, rivalidade e emoção à flor da pele não faltaram. Nas categorias mista e feminina, Consagrados FC (SP), de Lucaneta, ‘parça’ de Ronaldinho Gaúcho, e Resenha 013 (SP), respectivamente, superaram as adversidades, ficaram com o título nacional desta edição e ainda carimbaram o passaporte rumo ao Qatar para a disputa da etapa internacional, no final de maio.
Divididos em duas categorias com três times cada, os atletas disputaram jogos de ida e volta dentro das respectivas chaves. Os dois melhores avançaram para a decisão. Na mista, Consagrados F.C (SP) encarou Eurose7e (PE) e Street Five (MG). Diante dos nordestinos, duas derrotas. Já contra os mineiros, duas vitórias. Na final, tiveram de enfrentar os até então algozes vencedores da seletiva pernambucana. Mesmo sofrendo um gol logo no início, tiveram brio para virar o placar e vencer por 3 a 1, com show de Lucaneta, ‘Rei do Drible’.
“A gente sempre sonhou em ser jogador de futebol. E quando nós jogamos esse tipo de competição, em que podemos representar nosso País, nós nos sentimos como se fôssemos profissionais. Estamos engasgados pelo resultado de 2018, pois poderíamos ter sido os vencedores. Ficamos muito tristes à época e, agora, nós vamos tentar realizar o nosso sonho”, afirma Lucaneta, que foi campeão brasileiro do torneio, em 2018, ao lado de Henry, mas parou no mata-mata do Mundial.
Na categoria feminina, o Resenha 013 (SP) fez jus ao retrospecto e faturou o tricampeonato nacional na modalidade. Mesmo diante do belo futebol apresentado por Exterminadoras F.C (MG) e Vila Show (PE), as meninas souberam assimilar uma derrota e analisar o estilo de jogo das adversárias para comemorar o título. Na final, as meninas da Baixada Santista enfrentaram as mineiras que, até então, encantaram o público com um futebol vistoso, dinâmico e muito ofensivo. Vitória apertada por 1 a 0, com gol logo no começo.
“A pressão é ainda maior por estarmos dentro da casa do Neymar (Instituto Projeto Neymar Jr) e representando a cidade em que ele cresceu. Ficamos com o coração a mil. Todo ano é muito difícil e, em 2022, foi ainda mais disputado. Eu queria muito ir ao Qatar, mas a vontade de reencontrar o Neymar Jr é ainda maior”, diz Marynara Avelino, campeã mundial em 2018 e que até já viajou à França para encontrar o craque.
|
Red Bull Neymar Jr’s Five:
|
|