A Sailing Holland e a DutchSail anunciam participação com um barco na The Ocean Race 2023. A campanha se concentra nas gerações futuras e é apoiada por cinco parceiros, cada um comprometido com os jovens e a saúde do nosso planeta. O time NextGen de bandeira holandesa navegará em nome dos clubes náuticos KNZ&RV e KRZV De Maas.
É a décima terceira vez em 14 edições que uma equipe dos Países Baixos competirá na volta ao mundo e a última conquista foi com o ABN AMRO em 2005-2006, quando tivemos o Brasil 1.
A campanha contará com o apoio de Carolijn Brouwer, que fez história na última edição ao ser a primeira mulher a vencer a prova com o Dongfeng. A holandesa fala português e morou no Brasil por mais de uma década.
“Historicamente nós, os holandeses, somos o país mais forte na The Ocean Race. ABN AMRO ganhou, mas não havia nenhum holandês a bordo. No entanto, eu nunca velejei em uma equipe holandesa. Espero que esta campanha mude isso. Não para mim, mas para as próximas gerações. Eu realmente acredito que podemos inspirar muitos jovens em casa e na vela local”, contou Carolijn Brouwer. ”Além disso, gostaria de transferir meu conhecimento e experiência para a próxima geração de jovens velejadores. Eles precisam ver que os sonhos são alcançáveis.”
A The Ocean Race é a competição de vela mais prestigiada do mundo. A 14ª edição da regata começa em 15 de janeiro de 2023, em Alicante, na Espanha. A prova termina depois de seis meses e 32.000 milhas náuticas em Gênova, Itália. Pelo caminho serão visitados Cabo Verde, Cidade do Cabo, Itajaí, Newport, Aarhus, Kiel e Haia.
“Optamos por uma campanha ampla. Uma campanha onde há espaço para patrocinadores maiores e menores junto ao clube de negócios. São todas empresas que podem se identificar com temas como inovação, sustentabilidade e cultura de alta performance”, disse o diretor da equipe, Gideon Messink, da Sailing Holland.
Gideon Messink, juntamente com Anita van Oeveren, também foi responsável pelo Team Brunel, nas duas edições anteriores da prova. ”Todos esses parceiros têm uma coisa em comum: eles contribuem para um mundo melhor com base em sua própria experiência. As conversações com alguns destes estão em fase final, pelo que já podemos lançar a campanha”.
Texto: Flávio Perez