Vídeo: Pedro Trouche volta ao Finn no Brasileiro 2022

0
317

Depois do domínio de Jorge Zarif por décadas, a classe volta a abrir espaço para velejadores de ponta e os resultados do Campeonato Brasileiro de Finn 2022 tornam-se imprevisíveis antes das regatas começarem. Atletas como Pedro Trouche, campeão da SSL Finals 2018 na classe Star, retornam à categoria para o evento de 21 a 24 de abril.

Animado após cinco anos de ausência, o carioca Pedro Trouche é tido hoje como um dos proeiros mais requisitados internacionalmente do Brasil, se juntando a outros craques da posição como Bruno Prada, Samuel Gonçalves e Arthur Lopes.

”Feliz em poder retornar à classe! Será um grande desafio velejar entre os primeiros, mas estarei pronto para isso! A flotilha tem renovação de material e muita gente boa na raia. O número de inscritos será um recorde, um movimento muito bacana. Agradeço o convite do Ricardo Santos e Cristiano Ruschmann, e também Maurício Bueno e André Mirsky, que me emprestaram equipamento”, contou Pedro Trouche.

Outro inscrito é o paulista Pedro Lodovici, que tem participações em campeonatos mundiais da classe e muita experiência no barco dos pesos-pesados. O atleta fez parte da equipe de Jorge Zarif na sua preparação olímpica para Tóquio 2020.

Os treinos com o campeão mundial de 2013 de Finn e a troca de experiência foram fundamentais em sua carreira.

”Tive em 2020 e 2021 a oportunidade de participar de alguns camps visando ajudar o Jorginho a se preparar para Tóquio. Sem dúvida foi um grande privilégio e oportunidade de evolução. Tivemos algumas semanas de treinos, principalmente na Ilhabela (SP), com velejadas espetaculares. Ele além de um grande amigo é também um contínuo incentivador da classe Finn”, disse Pedro Lodovici, atual campeão Paulista de Finn.

O último campeonato nacional da classe foi realizado em dezembro de 2021 no ICRJ – Iate Clube do Rio de Janeiro, com vitória de Jorge Zarif. O atleta foi o representante da Finn nas últimas três Olimpíadas, encerrando sua vitoriosa passagem – que teve até título mundial – em Tóquio 2020. Sem o papa-títulos da Finn nos últimos 15 anos, a competição no Feriado de Tiradentes promete ser equilibrada em todas as categorias, do Sênior à Grand Master.

Serão premiados após o término do evento na capital paulista os primeiros colocados no geral, master, grand master, grand grand master, legend, jumbo (acima de 110kg) e pena (abaixo de 90 kg).

No Campeonato Brasileiro de Finn 2022, marcado para o feriado de Tiradentes, mais de 30 atletas estão inscritos, um recorde para a classe no país. As regatas serão realizadas entre os dias de 21 a 24 de abril no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP).

O Brasileiro de Finn 2022 tem o patrocínio de Bratax Advogados, Mitsubishi Motors, Molin e Vitae Urbanismo. Apoio e organização do YCSA – Yacht Club de Santo Amaro, Confederação Brasileira de Vela – CBVela, Federação de Vela do Estado de São Paulo – FEVESP, Associação Brasileira da Classe Finn e Flotilha São Paulo.