A 213 Sports, vertical de esportes da V3A, estreará a liga WTR (World Trail Races) no próximo dia 19 de março, com a etapa WTR CamelBak Praias Selvagens, na praia de Grumari, Rio de Janeiro, um oásis de preservação ambiental na segunda maior metrópole do país. O projeto, desenvolvido em sociedade com a Speed Eventos Esportivos, é fruto da fusão de dois circuitos, a CamelBak Mountain Race e World Trail Run.
A primeira etapa da World Trail Races faz jus ao sobrenome “WTR CamelBak Praias Selvagens”. Com percursos de 7,5 km, 12 km e 18 km, a prova explora locais pouco conhecidos até pelos cariocas mais desbravadores, como as praias do Perigoso e do Meio, além de terrenos com aclives, declives, areia, estrada de chão, asfalto e paralelepípedo. Ou seja, todo tipo de terreno que uma prova trail pode proporcionar, com a beleza indescritível da reserva de Grumari.
Pedro Dau Mesquita, sócio diretor comercial da 213 Sports, fala sobre o que o público e o mercado de esportes de montanha podem esperar da WTR. “Entendemos que existia uma oportunidade de criar um calendário mais constante e robusto, com alcance nacional, formando um ranking e, com isso, fomentar a participação de atletas profissionais e atrair os novos atletas amadores, além de nos aproximar das principais entidades esportivas nacionais e internacionais. O comportamento do mercado também mudou bastante. Houve um crescimento no número de praticantes de esportes ao ar livre durante a pandemia. Um êxodo das cidades pela busca da saúde e bem-estar, o que vem se refletindo na crescente busca por equipamentos, novas experiências e a vontade de competir.”
Marcas de diferentes segmentos apostam na liga WTR
A WTR nasce com 4 marcas parceiras. A liga contará com os patrocínios da Omron, companhia japonesa especializada em criar tecnologia e dispositivos relacionados à saúde e bem-estar e que dá nome às etapas de Arraial do Cabo e Minas Gerais. Da Cerveza Patagonia, estreante nas provas de montanha, e a marca esportiva On Running, empresa suíça conhecida pela sustentabilidade e alta performance dos seus calçados. Além da CamelBak, marca endêmica das modalidades e que continuará como naming de duas etapas, Praias Selvagens (Grumari) e Le Canton (Teresópolis).
“Em 2016, quando idealizamos a CamelBak Mountain Race, em parceria com a 213 Sports, nosso objetivo era trazer um número cada vez maior de pessoas para a prática do Trail Run. Criamos uma prova que proporcionasse aos corredores de rua e iniciantes nas trilhas uma experiência única, motivando-os a continuar na modalidade. Nos anos seguintes, incluímos distâncias mais longas para trazermos para a prova atletas de elite e termos um evento completo, para iniciantes e experts. Em 2022 as provas CamelBak passam a fazer parte de um projeto ainda maior. Este crescimento é fruto da dedicação de profissionais que trabalham para elevar o nível dos eventos de Trail Run e Mountain Bike no Brasil, entregando uma experiência completa para corredores e empresas que apoiam ou patrocinam o evento.” Afirma Pedro Lacaz , Senior Brand Manager da CamelBak Brasil.
A montanha chama: WTR engaja comunidade com milhares de participantes de todo o Brasil, promovendo o ecoturismo, sustentabilidade, saúde e bem-estar em 3 estados
Mais do que reunir atletas profissionais e amadores, os esportes de montanha fazem das modalidades um estilo de vida, movimentando uma cadeia produtiva que envolve diversos setores da economia. Deste modo, a WTR vai muito além de um calendário de eventos esportivos outdoor, sendo um projeto com impacto direto e indireto em setores como o turismo, cultura, entretenimento, meio ambiente, sustentabilidade, saúde e bem-estar. Movimentando a economia local em cada região que recebe provas da liga, além do legado sócio-esportivo.
Um exemplo claro deste impacto positivo e da conexão entre a liga e o mercado de turismo é que, entre as Unidades de Conservação Ambiental mais visitadas do Brasil, 3 delas receberão provas da WTR em 2022: Parque Natural Municipal do Grumari, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo.
WTR CamelBak Praias Selvagens
Data: 19 de março
Local: Praia de Grumari, Rio de Janeiro (RJ)
Modalidades:
Trail Run: percursos de 7,5 km, 12 km e 18 km
Kids Race
Saiba mais sobre a WTR no no site oficial
Siga a WTR no Instagram
Sobre a 213 Sports:
Fundada por Pedro Dau, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de Esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 50 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 20 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A essência da 213 Sports vê o esporte como engajamento, entretenimento e, principalmente, uma válvula para as marcas que buscam atenção do consumidor final. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca por realizações como CamelBak Mountain Race, Saquarema Surf Festival, Casa ON Running, Oi Rio Pro, Pelé Academia, Praia Para Todos, Sephora Beauty Run, WSL House, entre outros.