Rivalidade Xavi x Simeone vai para o banco de reservas

0
471

Houve 10 encontros entre FC Barcelona e Atlético de Madrid em que o catalão jogou e o argentino treinou. Agora, ambos comandam seus times

 

O jogo entre FC Barcelona e Atlético de Madrid, neste domingo, na Liga Santander, será o 10º jogo de Xavi Hernández como treinador na Liga Santander. Para o seu adversário Diego Simeone, será a sua 386ª vez como treinador na primeira divisão espanhola. É um grande contraste, mas o que Xavi não tem em experiência, ele compensa em ambição, montando um duelo fascinante nos bancos do Camp Nou.
Também será um jogo especialmente emocionante quando a bola começar a rolar, com pontapé inicial às 12h15 na tarde de domingo, dado o quanto está em jogo, com o Atlético de Madrid atualmente em quarto na tabela da LaLiga Santander, mas apenas um ponto à frente do quinto colocado FC Barcelona. Com os dois clubes desesperados para se classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada, os três pontos oferecidos podem ser vitais.
Duas formas diferentes de se ver futebol

Este será um jogo interessante do ponto de vista tático, pois são dois treinadores com filosofias futebolísticas muito diferentes, com Xavi querendo que seus times mantenham a bola e joguem futebol ofensivo, enquanto Simeone está disposto a renunciar à posse de bola se achar que dá a sua equipe uma chance melhor de vencer.
Em 2016, enquanto jogava no Catar, Xavi criticou o estilo de futebol empregado pelos times do Atleti de Simeone. “Não gosto de ver times que ficam parados”, disse ele em entrevista ao programa ‘Universo Valdano’, da lenda do Real Madrid Jorge Valdano. “Esse não é o estilo que um grande clube deveria ter.”
Respondendo a isso em uma entrevista coletiva, Simeone explicou: “Respeito todas as opiniões, pois todos podemos estar certos no mundo do futebol. Só procuro aproveitar ao máximo os jogadores que tenho disponíveis. Eu só quero vencer, não agradar os outros.”
Embora Xavi e Simeone sempre tenham sido respeitosos ao discutir um com o outro, é claro que eles têm ideias diferentes sobre o belo jogo e como abordar os 90 minutos de uma partida de futebol. Neste domingo, Xavi terá finalmente a oportunidade de enfrentar Simeone diretamente e tentar impor seu estilo favorito, enquanto El Cholo partirá com uma missão e uma única missão — a de vencer.
Os 10 duelos anteriores de Simeone contra Xavi

Embora Simeone seja muito mais experiente que Xavi como técnico, o argentino é apenas 10 anos mais velho que o técnico do Barça. Isso significa que eles coincidiram na LaLiga Santander durante seus dias como atletas, durante a segunda passagem de Simeone pelo Atlético de Madrid entre 2003 e 2005.
Embora os Blaugrana e os Rojiblancos tenham se encontrado três vezes entre Simeone voltando da Itália para a Espanha e se mudando novamente para a Argentina, ele e Xavi nunca dividiram o campo. Nessas três partidas contra o FC Barcelona, ​​​​Simeone nunca saiu do banco do Atleti em nenhuma delas, o que significa que os dois meio-campistas nunca se enfrentaram como jogadores.
No entanto, eles tiveram 10 duelos em que Xavi estava jogando pelo FC Barcelona e Simeone estava treinando o Atlético de Madrid. Xavi e Barça venceram quatro desses 10, além de cinco empates e uma derrota, quando o time da capital avançou nas quartas de final da Liga dos Campeões 2013/14.
No geral, o recorde de treinamento de Simeone contra o FC Barcelona é de cinco vitórias, 11 empates e 15 derrotas em 31 jogos, mas o Atleti evitou a derrota em cada um dos últimos cinco confrontos e Jan Oblak se manteve sem sofrer gols em cada um dos últimos três. Este domingo, Xavi vai tentar virar a maré, já que o ex-capitão do FC Barcelona enfrenta pela primeira vez Simeone e Atlético como treinador.