Paulistas e sulistas duelam na Classe C30 no Circuito Oceânico de Santa Catarina

0
359
Katana Portobello (Daniel Mafra / Veleiros da Ilha)

Disputas entre barcos do litoral norte de São Paulo e do Sul do País irão esquentar as regatas da Classe C30 a partir de 1º de fevereiro em Florianópolis

 

São Paulo  – Pelo menos seis embarcações da Classe C30 elevarão o nível técnico do 33º Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina da Sede Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), o Veleiros da Ilha. O circuito será válido pelos Campeonatos Brasileiros de C30 (primeira etapa) e da Classe ORC. As regatas serão disputadas de 1º a 5 de fevereiro.

Por enquanto estão confirmados, Caballo Loco, Kaikias Via Itália e Kairós, do litoral norte paulista, Zeus e Katana Portobello de Florianópolis, e Loyalty, do Veleiros do Sul, de Porto Alegre. O Caballo Loco é o atual bicampeão brasileiro e do circuito catarinense. Seis barcos é um número expressivo para uma flotilha oceânica one design entre os mais de 50 inscritos na competição que abre o calendário brasileiro de oceano.

Bicampeão Caballo Loco
(Daniel Mafra / Veleiros da Ilha)

A chegada de uma frente fria a Florianópolis nesta quinta-feira (27), com previsão de rajadas de 30 nós, interferiu na logística dos barcos paulistas. “Vimos o Loyalty na tarde desta terça (25) passando pelo Canal de São Sebastião, vindo do Rio de Janeiro rumo a Florianópolis. Caballo Loco, Kaikias e Kairós anteciparam suas saídas para evitar qualquer surpresa no percurso”, informou Beto de Jesus, timoneiro do Kaikias Via Itália, precavido sobre os três barcos que têm sede em Ilhabela.

“Nós, do Caballo Loco, estamos ansiosos para o início da temporada. Ainda mais em um lugar como Florianópolis, com uma raia high top em meio à natureza privilegiadíssima. Mais do que defender nossos títulos, o maior prazer será velejar de novo com os amigos, além de desfrutarmos da hospitalidade característica do Veleiros da Ilha”, afirmou o comandante Mauro Dottori.

“Com certeza teremos um campeonato memorável, já prometendo um grande ano para a vela, que nas duas últimas temporadas teve de superar as restrições impostas pela pandemia. Desejo a todos um ótimo campeonato”, exclamou Dottori, bicampeão brasileiro da C30 com o Caballo Loco, e também diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela (YCI).

Estreante que faz a diferença – O Kairós, estreante na Classe C30 em 2021, parte para seu primeiro Circuito Ilha de Santa Catarina. “O barco já está chegando a Floripa. Eu e a tripulação chegaremos na noite do dia 30 e pretendemos fazer um treino no dia 31. Nossa intenção é de participarmos de todos os eventos da Classe C30 neste ano, e assim, aprimorarmos a competitividade da equipe”, revelou o comandante Alessandro Penido.

O Kairós ratificou sua evolução ao longo de 2021, velejando lado a lado com os campeões Caballo Loco e Kaikias Via Itália nas regatas em Ilhabela. “Quanto ao Circuito de Florianópolis, temos ótimas expectativas, principalmente com o número elevado de barcos na raia. Promete ser um grande campeonato e também será uma excelente oportunidade de interação e confraternização para a classe C30, em especial com a flotilha do Sul”, considerou Penido, otimista com as regatas em Jurerê.

 

Os campeões brasileiros da Classe C30     

2012 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)

2013 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2014 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2015 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2016 – Zeus Team – 08 (Inácio Vandresen) – Iate Clube S. Catarina (ICSC)

2017 – Katana Portobello – 07 (Cesar Gomes Neto) – ICSC

2018 – Caiçara UV.Line – 09 (Pablo Lynn) – Pindá Iate Clube (Ilhabela – PIC)

2019 – Kaikias Via Itália – 03 (Eduardo Mangabeira) – Yacht Club Ilhabela

2020 – Caballo Loco – 01 (Mauro Dottori) – Ubatuba Iate Clube (UIC)

2021 – Caballo Loco – 01 (Mauro Dottori) – UIC