O investimento de quase € 2 bilhões será distribuído entre as equipes da LaLiga Santander e LaLiga SmartBank, com os clubes planejando investir em estádios, campos de treinamento, tecnologia, branding, internacionalização e muito mais.
Os clubes da LaLiga Santander e LaLiga SmartBank, as duas principais divisões do futebol espanhol, estão planejando grandes projetos de investimento que os prepararão para um sucesso sustentado nas próximas décadas. Não há outra liga no mundo com tantos clubes planejando iniciativas dessa escala ao mesmo tempo, tornando este um momento muito emocionante para a indústria do futebol espanhol.
O investimento é possível graças a um acordo que a LaLiga garantiu com o fundo de investimento global CVC, que foi ratificado na Assembleia Geral da LaLiga em 10 de dezembro. Esta colaboração chama-se ‘LaLiga Impulso’ — ou ‘Boost LaLiga’, em inglês — e traz investimento de 1,994 bilhão de euros para os clubes da LaLiga, que destinarão 70% desse dinheiro para projetos de investimento, enquanto 15% podem ir para o alívio da dívida e 15% para contratações de jogadores.
Os clubes já estão trabalhando em seus planos de desenvolvimento e os compartilharam com a LaLiga, detalhando como querem usar os fundos para estabelecer bases sólidas para o futuro. Além de receber o apoio financeiro para viabilizar esses projetos, os clubes também podem contar com o apoio e a expertise da LaLiga e da CVC para auxiliar na concretização dos diversos programas.
“O acordo LaLiga-CVC é muito positivo para o futebol espanhol”, diz o vice-presidente do Sevilla FC, José Maria Del Nido Carrasco. “É o momento mais importante para nós desde o decreto de 5/2015 que permitiu a centralização da venda de direitos audiovisuais. Realmente acredito que marcará um antes e um depois para o futebol espanhol”.
A presidente do SD Eibar, Amaia Gorostiza, também expressa seu apoio ao projeto: “Além da significativa injeção financeira, o conhecimento do fundo sobre o setor permitirá que os clubes desenvolvam projetos estratégicos que garantirão nosso crescimento futuro. Acreditamos que é de vital importância que todos nós nos clubes estejamos na mesma direção ao lado da LaLiga e em conjunto com um parceiro como a CVC, pois isso será benéfico para a própria competição”.
É por isso que há tanto burburinho sobre o ‘Boost LaLiga’, já que os clubes profissionais de toda a Espanha estarão investindo em seus futuros ao mesmo tempo. Enquanto muitos clubes individuais já realizaram projetos de investimento nos últimos anos, aproveitando as crescentes receitas possibilitadas pela venda centralizada de direitos audiovisuais da LaLiga, agora as equipes de LaLiga Santander e LaLiga SmartBank podem crescer juntas ao mesmo tempo, valor da competição.
Em que os clubes investirão com o dinheiro do ‘Boost LaLiga’?
Existem vários tipos de planos para o dinheiro da CVC, desde reformas em estádios e campos de treinamento até investimentos no futebol feminino, aprimoramentos tecnológicos e expansão de departamentos de marketing.
A Espanha já possui alguns dos melhores estádios do mundo, com novas construções de última geração, como o Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid, o Sam Mamés do Athletic Club e o RCDE Stadium do RCD Espanyol. Também houve projetos de remodelação significativos nos últimos anos, incluindo o El Sadar do CA Osasuna, o Estadi Ciutat de València do Levante UD e o Estadio de la Cerámica do Villarreal CF.
Agora, graças ao ‘Boost LaLiga’, outras instituições podem seguir o exemplo. Sevilla FC, Rayo Vallecano, RCD Mallorca, Granada CF, Getafe CF, Elche CF, Real Betis e D. Alavés estão entre os clubes que manifestaram a intenção de usar parte do dinheiro da CVC para melhorar seus estádios. O Valencia CF, entretanto, vai agora poder concluir a construção do estádio New Mestalla, que está em obras há mais de uma década, criando o que o presidente do clube, Anil Murthy, descreve como um “centro de entretenimento 24 horas por dia, 365 dias por ano e fonte consistente de renda para o clube”.
Isso garantirá que a Espanha continue sendo um dos países com os locais esportivos mais de classe mundial, ostentando não apenas assentos confortáveis, mas também instalações de última geração para uso durante todo o ano, ingressos sem papel, pagamentos sem dinheiro e até tecnologia vestível que pode melhorar a experiência do fã.
Mais da metade dos clubes da LaLiga Santander também discutiram planos para modernizar seus campos de treinamento, tendo surgido alguns projetos ambiciosos nesse sentido. A Real Sociedad e o CA Osasuna estão planejando miniestádios que receberão os jogos em casa de suas equipes femininas e B, enquanto o Real Betis pretende construir um novo complexo esportivo a 15 quilômetros de Sevilha, com 15 campos, quadras de padel e tênis, um complexo esportivo pavilhão e um estádio com capacidade para 8.000 pessoas. Atlético de Madrid, Sevilla FC, RCD Espanyol, RCD Mallorca, Granada CF, Elche CF, Cadiz CF, Levante UD e D. Alavés também procuram converter as suas cidades desportivas em centros de treino de classe mundial.
|
Um investimento significativo será feito em tecnologia e plataformas digitais para garantir que os clubes espanhóis permaneçam na vanguarda neste setor. O Levante UD, por exemplo, delineou um plano para investir em big data para entender melhor seus torcedores e, em última análise, melhorar o engajamento dos fãs. Enquanto isso, RCD Mallorca e Valencia CF esperam desenvolver suas plataformas digitais para ajudar em seus esforços de internacionalização.
A internacionalização tem sido uma ambição chave para os clubes espanhóis há vários anos e acredita-se que este período de investimento pode ajudar a apoiar os esforços globais de branding, marketing e comunicação.
A promoção da história de um clube no exterior está cada vez mais focada em conteúdo atraente nos dias de hoje, e o Atlético de Madrid garantirá que alguns de seus fundos da “Boost LaLiga” sejam canalizados para o Atleti Studios, a nova produtora interna do clube da capital. Através das produções feitas pelo Atleti Studios, fãs de todo o mundo puderam ver o conteúdo visualmente impressionante dos bastidores quando o Atleti venceu o campeonato LaLiga Santander 2020/21. Agora, mais conteúdo pode ser criado para aprimorar o lado narrativo único do futebol da LaLiga.
O CEO do Atleti, Miguel Ángel Gil Marín, afirma: “Este acordo nos permitirá melhorar nossas infraestruturas e adaptá-las às novas tecnologias para oferecer novos conteúdos em diferentes formatos e com melhores padrões de qualidade. Além disso, investir em recursos tecnológicos — tanto técnicos quanto humanos — nos dará a oportunidade de atingir um público maior e oferecer uma gama mais ampla de serviços e mais conteúdo.”
Javier Fernández, presidente do Sporting Gijón, da LaLiga SmartBank, é outro diretor de clube que está sempre olhando para o futuro e está muito satisfeito por os clubes espanhóis poderem dar esse passo para o futuro juntos e em parceria com a LaLiga e a CVC. “Agora é a hora de estabelecer uma base sólida para o futuro com o crescimento da LaLiga e dos clubes que fizeram parte de sua tremenda evolução nos últimos anos”, diz ele. “A maturidade da LaLiga e de nós que a formamos se refletirá nos projetos emocionantes que realizaremos para modernizar nossas infraestruturas, diversificar nossas fontes de recursos e permitir que nos aproximemos de nossos torcedores, tanto em nossas comunidades quanto no resto do mundo.”