Realizada desde 2007, a Copa Brasil de vôlei chega a mais uma edição em 2022. A competição, que reúne os oito primeiros colocados do primeiro turno da Superliga Masculina 2021/2022, tem formato eliminatório em jogos únicos. Entre os times participantes, estão Blumenau/APAN, Sesi SP, Vôlei Renata/Campinas, São José Vôlei e Sada Cruzeiro, que contam com atletas Pro Sports no elenco.
Rodrigo Ribeiro, Ricardo Perini, Ialisson Amorin e Wennder Lopez, disputam o campeonato pelo Blumenau/APAN. Guilherme Emina e Mateus Bender representam o Sesi-SP. Igor Nasser e Sergio Camargo estão no elenco do Vôlei Renata / Campinas. Mateus Winck participa pelo São José Vôlei. Já Isac Santos e Pedro Henrique vão estar no elenco do Sada Cruzeiro, equipe campeã de seis das nove edições da competição, incluindo as quatro últimas.
“É um campeonato totalmente diferente, um campeonato rápido, então a gente tem que estar concentrado 100%, ainda mais que a nossa equipe é jovem. É importante a gente fazer uma boa Copa Brasil para a sequência da Superliga.”, afirma o ponteiro do Sesi SP, Guilherme Emina.
“A equipe está confiante, está bem, estamos treinando bem nesse tempo que ficamos parados e as expectativas são as melhores! Se der tudo certo vamos brigar pelo título”, completa o jogador do Sesi-SP.
Fiat/Gerdau/Minas, Vôlei Funvic Natal e Vedacit Vôlei Guarulhos são os outros times que se classificaram para a competição e estão na disputa do título.
“A Copa Brasil é uma maneira emocionante de começar o ano, com uma competição rápida e dinâmica, que ainda garante ao vencedor um lugar na Supercopa. Todos os jogos são decisivos, e todos têm chances reais. Ainda teremos uma novidade: este ano, todas as partidas terão transmissão ao vivo, seja pelo Canal Vôlei Brasil ou pelo Sportv”, conta Marcelo Hargreaves, diretor de Superliga e Novos Negócios da CBV.
As quartas de final da Copa Brasil estão confirmadas para os dias 19 e 20 de janeiro, com os cruzamentos entre 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os times com a melhor campanha no primeiro turno da Superliga jogam como mandantes nas primeiras partidas eliminatórias da competição.
A Copa Brasil, apesar de ocorrer paralelamente à Superliga, é bastante valorizada dentro do cenário do vôlei nacional e pelos atletas.
“Estamos bem focados para essa Copa Brasil pois é um campeonato que tem uma importância enorme para o projeto, seria um título inédito para o clube. Além disso, daria muita confiança ao time e ajudaria na reta final da Superliga”, conta o ponteiro Sergio Camargo, do Vôlei Renata/Campinas.
O ginásio Galegão, em Blumenau (SC), será sede da fase decisiva, com semifinais no dia 27 de janeiro e a grande decisão no dia 28. O grande campeão da Copa Brasil garante vaga na Supercopa 2022.
Confira a lista dos atletas Pro Sports que estarão na disputa da Copa Brasil
Blumenau / APAN – Rodrigo Ribeiro, Ricardo Perini, Ialisson Amorin e Wennder Lopez
Sesi SP – Guilherme Emina e Mateus Bender
Vôlei Renata / Campinas – Igor Nasser e Sergio Camargo
São José Vôlei / Farma Vôlei – Mateus Winck
Sada Cruzeiro – Isac Santos e Pedro Henrique
Primeira rodada da Copa Brasil – datas, horários e onde assistir
QUARTAS DE FINAL COPA BRASIL
19.01 (quarta-feira) – Fiat/Gerdau/Minas (MG) x Vôlei Funvic Natal (RN) – 19h – Arena Minas – Tranmissão Sportv
19.01 (quarta-feira) – Vôlei Renata (SP) x Apan/Eleva (SC) – 21h30 – Taquaral (SP) – Transmissão Sportv
20.01 (quinta-feira) – Sesi-SP x Vedacit Vôlei Guarulhos (SP) – 19h – Vila Leopoldina – Transmissão Canal Vôlei Brasil
20.01 (quinta-feira) – Sada Cruzeiro (MG) x Farma Conde Vôlei São José (SP) – 20h30 – Riacho – Transmissão Canal Vôlei Brasil
Todos os campeões da Copa Brasil masculina
2007 – Cimed EC (SC), em Joinville (SC)
2014 – Sada Cruzeiro (MG), em Maringá (PR)
2015 – EMS Taubaté Funvic (SP), em Campinas (SP)
2016 – Sada Cruzeiro (MG), em Campinas (SP)
2017 – EMS Taubaté Funvic (SP), em Campinas (SP)
2018 – Sada Cruzeiro (MG), em São Paulo (SP)
2019 – Sada Cruzeiro (MG), em Lages (SC)
2020 – Sada Cruzeiro (MG), em Jaraguá do Sul (SC)
2021 – Sada Cruzeiro (MG), em Saquarema (RJ)