14ª edição da The Ocean Race 2022-23 – Datas para todas as oito paradas é divulgada oficialmente, bem como um Fly-By em Kiel, Alemanha

0
494
© The Ocean Race

A Ocean Race 2022-23 visitará nove cidades internacionais icônicas durante um período de seis meses, com a primeira etapa começando em Alicante, Espanha, em 15 de janeiro de 2023.

O início da 14ª edição da The Ocean Race, no início do ano novo, seguirá o período de férias de Reyes na Espanha, e verá as duas frotas de corrida (os IMOCAs  e vo65s de design único) partirem em uma corrida de 32.000 milhas náuticas (60.000 km) ao redor do mundo em divisões separadas.

 

“O percurso e o cronograma atualizados para a Ocean Race 2022-23 proporcionam um intenso trabalho de seis meses de corridas ao redor do mundo e desafiarão os melhores marinheiros e equipes de uma maneira que só a Ocean Race pode fazer”, disse Phil Lawrence, diretor de corridas.

“Adicionamos a etapa mais longa da história do evento – levando a frota a três quartos do caminho ao redor da Antártida – e, pela primeira vez, a corrida começará e terminará no Mediterrâneo.

“Os vencedores desta edição do The Ocean Race precisarão demonstrar habilidade de elite, consistência em todos os tipos de condições do mar e resiliência diante dos inevitáveis contratempos. Isso será além de qualquer coisa que eles terão encontrado em qualquer outra vela.

  •  A primeira etapa é uma corrida de 1.900 milhas náuticas de Alicante a Cabo Verde, a primeira vez que a Corrida parou no arquipélago africano. Historicamente, as frotas passaram pelas ilhas enquanto se dirigem para o sul pelo Atlântico. Enquanto em Cabo Verde, a The Ocean Race participará de sua famosa Semana do Oceano, com foco em questões locais e internacionais de sustentabilidade.

 

  • A Etapa 2 começará em 25 de janeiro e verá as frotas correndo pelo equador, ao sul da Cidade do Cabo, a 12ª vez que a Corrida parou na ponta sul da África, tornando-se a escala mais visitada nesta edição do evento. Esta também será a primeira de três paradas de “retirada”, onde os barcos serão retirados da água para manutenção.

Em seguida, uma etapa recorde – a maior distância de corrida em 50 anos de história do evento – uma maratona de 12.750 milhas náuticas, uma maratona de um mês até Itajaí, Brasil.

Na melhor tradição de The Ocean Race, esta perna leva os marinheiros IMOCA e VO65 até os anos 40 e 50 furiosos do Oceano Sul. A Antártida está à direita e a frota precisará passar os três grandes cabos do sul – o Cabo da Boa Esperança, Cabo Leeuwin e Cabo Horn – para o porto, sem parar, pela primeira vez.

Haverá outra parada estendida em Itajaí, Brasil, seguindo esta épica etapa sul antes da corrida voltar para o norte, passando pelos doldrums, através do Equador e até Newport, Rhode Island, na costa leste dos Estados Unidos.

De lá, a Corrida retorna à Europa, com uma perna transatlântica para Aarhus, Dinamarca, seguida por um Fly-By de Kiel, alemanha, a caminho de uma parada em Haia, Holanda.

Então, é a última etapa offshore – o Grand Finale – para Genova, Itália, para um final no  mediterrâneo para a corrida..

 

 

The Ocean Race 2022-23 – Calendário de Corridas

 

A ser confirmado – Prologue Race(s): setembro a dezembro de 2022

Alicante, Espanha –

Largada da etapa 1: 15 janeiro 2023Cabo Verde – ETA: 22 janeiro; Início da etapa 2:

25 janeiro – Cidade do Cabo, África do Sul – ETA: 9 de fevereiro; Início da etapa 3: 26/27 Fevereiro (TBC)Itajaí, Brasil –

ETA: 1 de Abril; Partida da etapa 4:

23 de AbrilNewport, RI, EUA – ETA: 10 de Maio; Início da etapa 5:

21 de MaioAarhus, Dinamarca – ETA: 30 de Maio; Início da etapa 6: 8

junhoKiel, Alemanha (Fly-By) – 9 de Junho

Haia, Holanda – ETA: 11 de Junho; Início da etapa 7:

15 de JunhoGenova, Itália – The Grand Finale – ETA: 25 de junho de 2023; Corrida final no porto: 1 de julho de 2023

Haverá corridas in-port nos dias que antecedem o início da etapa em Alicante, Cidade do Cabo, Itajaí, Newport, Aarhus, Haia e Genova. A corrida no porto será pontuada como uma série separada para cada frota, com o resultado atuando como um desempate na corrida geral.

 O Kiel Fly-By é uma nova adição ao percurso de corrida. A corrida foi a última na Alemanha para o final da edição 2001-02, vencida pela equipe alemã, illbruck. Agora, nesta 14ª edição, duas equipes alemãs da IMOCA estão de olho na corrida – Offshore Team Germany e Team Malizia.

“É fantástico ter Kiel adicionado como um Fly-By ao que já era uma rota de corrida icônica”, disse Robert Stanjek, que pulou a Equipe Offshore alemanha para a vitória na edição inaugural do The Ocean Race Europe na primavera passada. “Esta próxima edição da The Ocean Race está se configurando como um desafio incrível e a oportunidade de passar por uma multidão em Kiel enquanto nos aproximamos do final de nossa corrida ao redor do mundo é um sonho realizado.”

  Haverá corridas de Prólogo para as frotas IMOCA e VO65 programadas para o segundo semestre de 2022, com detalhes a serem confirmados. Ambas as frotas se reunirão em Alicante durante o período de férias no final de 2022, antes da data de início da etapa em 15 de janeiro de 2023