Tour de France é aberto ao público na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ)

0
364

O Village do L’Étape Rio foi aberto nesta sexta-feira (19), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). O local, que sediou mega-eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016, será ponto de partida da primeira edição do Tour de France na capital fluminense.

Neste domingo (21), a partir de 5h, mais de 2 mil ciclistas amadores disputam a prova de 102 km com 1.096 metros de altimetria acumulada, incluindo os chamados Alpes Cariocas. Os participantes também poderão pedalar uma versão de 46 quilômetros.

Ciclistas de todo o País e até estrangeiros já visitam os estandes na Marina da Glória, além de retirar o kit de participação. A prova terá nomes de destaque na modalidade como Murilo Fischer, Tota Magalhães e outras celebridades, como o medalhista olímpico Nalbert e a atriz Amandha Lee.

O L’Étape chegou ao País em 2015 e já foram realizadas sete edições! Três na cidade de Cunha (SP) e quatro em Campos do Jordão (SP), a última em setembro deste ano contou com a vitória de Pippo Garnero, no masculino, e Adriele Mendes, no feminino.

A prova no Brasil foi viabilizada pelo medalhista olímpico Bruno Prada e sua equipe, além de uma parceria inédita entre iniciativa privada e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, empresa que organiza o Tour de France, evento centenário e mais importante do ciclismo mundial. O representante do Tour de France inclusive está no Rio de Janeiro (RJ) acompanhando as operações no Village.

“É minha primeira vez no Rio de Janeiro e a primeira vez do L’Étape aqui. Sei que a equipe vem trabalhando meses para fazer um evento de qualidade, e agora que o Village está aberto posso dizer que é um evento de muita qualidade, como também um ótimo percurso. Vai ser um ótimo desafio”, disse o francês Dara Rith, chefe de projetos do Tour de France.

”O Rio é uma cidade muito famosa e podemos sentir que é ótima para o patrocínio tanto para o ciclismo como também para outros esportes, como a vela. Temos o mar, enfim, tudo aqui junto faz com que a gente organize um ótimo evento”.

Todos os mapas de percurso já estão disponíveis no site oficial aqui.

As operações e a visitação aos estandes no Village do Tour de France seguem neste sábado (20), das 9h às 20h. ”O L’Étape Rio tem sido o maior desafio das oito edições já realizadas. Temos as maneiras e detalhes de fazer o evento, todas padronizadas por conta das edições anteriores do L’Étape Brasil, mas por ser uma nova cidade, claro que é um novo desafio. Somos muito focados na segurança do atleta e queremos entregar o melhor evento possível em termos de estrutura, experiência e organização”, disse Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador.

Outro nome de peso do Tour de France, evento que já foi realizado por 107 vezes, é Didi Senft, o Diabo do Tour. O alemão, que se veste literalmente de diabo com seu tridente nas mãos, já fez fotos nos cartões-postais da cidade com o Cristo Redentor e Praia de Copacabana. O personagem está no Village atendendo aos fãs.

”Com certeza vou fazer umas festa e dar forças para todos os ciclistas que estiver aqui no L’Étape Rio. Principalmente nas subidas! O ciclismo está no meu sangue desde a década de 70 e desde então estou nas provas. Enquanto estiver vivo quero fazer parte de muitas etapas e incentivar cada vez mais ciclistas ao redor do mundo”, contou Didi Senft.