Samuel Gonçalves celebra nova parceria no Sul-Americano de Star

0
246

Campeão mundial de Star em 2015 ao lado de Lars Grael, Samuel Gonçalves é uma das atrações do Sul-Americano da classe, que ocorre entre 12 e 15 de novembro, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo.
O fluminense de Niterói, cria do Projeto Grael, formará uma dupla inédita com Pedro Lodovici, timoneiro experiente da Finn, classe que deixou o programa olímpico após Tóquio 2020. Uma vez que, no vento em popa, o balanço de barco e a forma de velejar do Star e do Finn são bem semelhantes, as expectativas são de uma parceria de sucesso.

Na última semana, os dois encerraram a participação no Paulista de Star, em Ilhabela (SP), na quinta colocação, em uma prévia do tradicional evento continental.

“É muito positiva a junção da minha expertise de Star em regulagem, na capacidade de fazer o barco andar rápido, com a do Pedro no Finn. O barco está rápido. O Paulista foi um bom teste. Cometemos algumas falhas táticas, mas ficar em quinto lugar, a apenas um ponto do quarto colocado, é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirmou Samuel.

Samuel veleja de Star desde 2007. Em quase 15 anos de trajetória, e os parceiros mudaram muito. Ele lembra que cada um tem sua forma particular de conduzir o barco, e existem diferenças de detalhes entre cada timoneiro.

“Alguns preferem potência e outros de andar mais contra o vento. A forma de comunicação é a principal diferença. Alguns são mais compenetrados e não passam muita informação. Outros precisam muito disso. O Lars gosta muito de saber a posição dos outros velejadores. Eu e Pedro estamos nos conhecendo, e o diálogo tem sido muito importante”, destaca o campeão mundial.

“É a primeira campanha do Pedro no Star, e eu espero que ele siga na classe. O Lars já tinha uma plano de carreira de correr campeonatos no exterior. Sempre estávamos entre os três primeiros nas competições que disputamos”, completou Samuel, que ganhou o Sul-Americano de 2014 e 2016.

Outros campeões mundiais em ação no Campeonato Sul-Americano de Star são Robert Scheidt, que venceu as edições de 2006 e 2018 e terá ao seu lado pela primeira vez o proeiro Ubiratan Matos; Guilherme de Almeida, proeiro de Juninho de Jesus; e Jorge Zarif, que velejará com o proeiro Arthur Lopes. Atual tricampeão brasileiro, Lars não disputará a competição deste ano por causa de uma lesão.

O Campeonato Sul-Americano de Star é realizado desde 1952 e as regatas de Ilhabela (SP) marcam a edição número 51 da tradicional competição. Os vencedores podem usar em suas velas a estrela de prata.

Os maiores campeões são Lars Grael, Torben Grael e Dingo Schoonmaker (EUA), todos com cinco títulos. A família Grael tem ao todo 11 conquistas sul-americanas da classe Star.

Últimos campeões

2019 – Buenos Aires (Argentina) – Tomás Hornos (EUA) e Pedro Trouche (Brasil)
2018 – Rio de Janeiro (RJ) – Robert Scheidt e Arthur Lopes (Brasil)
2017 – Olivos (Argentina) – Marcelo Bellotti e Maurício Bueno (Brasil)
2016 – Brasília (DF) – Lars Grael e Samuel Gonçalves (Brasil)
2015 – Buenos Aires (Argentina) – Thubert Merkelbach e Markus Koy (Alemanha)
2014 – Ilhabela (SP) – Lars Grael e Samuel Gonçalves (Brasil)
2013 – San Isidro (Argentina) – Marcelo Fuchs e Ronald Seifert (Brasil)
2012 – Angra dos Reis (RJ) – Marcelo Fuchs e Ronald Seifert (Brasil)
2011 – Buenos Aires (Argentina) – Lars Grael e Ronald Seifert (Brasil)
2010 – Rio de Janeiro (RJ) – Flavio Marazzi e Enrico Di María (Suíça)
2009 – Valparaíso (Chile) – Rodrigo Zuazola e Robert Riegel (Chile)
2008 – Angra dos Reis (RJ) – Lars Grael e Marcelo Jordão (Brasil)
2007 – Mar del Plata (Argentina) – Gastão Brum e Marco Lagoa (Brasil)
2006 – Rio de Janeiro (RJ) – Robert Scheidt e Bruno Prada (Brasil)
2005 – Buenos Aires (Argentina) – Lars Grael e Marco Lagoa (Brasil)
2004 – Rio de Janeiro (RJ) – Torben Grael e Marcelo Ferreira (Brasil)

Duplas confirmadas em Ilhabela (SP)

Robert Scheidt | Ubiratan Matos
Jorge Zarif | Arthur Lopes
André Diomelli | Marcelo Jordão
Juninho Jesus | Guilherme de Almeida
Alessandro Pascolato | Henry Boening
Robert Rittscher | Marcelo Valland
Admar Gonzaga | Ronald Seifert
Alberto Guarischi | Pedro Tinoco
Antonio Moreira | Arcelio Moreira
Henrique Haddad | TBC
Fabiano Vivacqua | Caio Teisen
Daniel De La torre (ARG) | Maurício Bueno
Pedro Lodovici | Samuel Gonçalves
Marco Szili | Pedro Trouche

Caktus Concept

A Caktus Concept é apoiadora do Sul-Americano de Star 2021. A marca é voltada para o upcycling transformado velas náuticas de descarte em produtos. Os representantes da Caktus recolherão os itens durante o evento. O objetivo é o consumo consciente e ajuda ao meio ambiente

O Campeonato Sul-Americano da classe Star 2021 é organizado pelo Yacht Club de Ilhabela em parceria com a Prefeitura de Ilhabela. O patrocínio oficial é da Mitsubishi e o apoio da cervejaria Madalena e Regatta.