Racing across the Atlantic: 11th Hour Racing Team takes on the Transat Jacques Vabre
A 11ª Hora Racing Team está se preparando para decolar na icônica corrida transatlântica offshore Transat Jacques Vabre, que começa em 7 de novembro a partir do porto francês de Le Havre.
Participando da maratona de 5.800 milhas náuticas [6.650 milhas ou 10.750 quilômetros], que termina na Martinica, no Caribe, a 11ª Hora de Corrida se tornará a primeira na história de 28 anos da corrida a entrar em dois iates na Classe IMOCA.
Lançado em agosto deste ano, o ‘Mālama’ da 11ª Hora Racing Team é o mais novo barco da classe IMOCA 60 e o primeiro especificamente construído para ser pilotado por uma tripulação de até cinco marinheiros, combinando tecnologia de ponta com o desejo de impulsionar a inovação para uma ação positiva sobre a saúde do oceano dentro do esporte.
O marinheiro norte-americano Charlie Enright, que será co-capitão do barco junto com Pascal Bidégorry (FRA), disse que ambos estavam se sentindo animados e nervosos à medida que o transat Jacques Vabre começa se aproxima: “Com o barco sendo tão novo, tivemos muito pouco tempo para treinar e nos familiarizar com as características de ‘Mālama’ – menos de duas semanas na água”, disse ele. “As folhas, a forma do casco, o cockpit, ela é definitivamente única. Para esta corrida, nosso foco principal será levá-la para a Martinica inteira – se conseguirmos isso, há uma chance de mais!”

A dupla Enright/Bidégorry participou da última edição desta corrida bienal em 2019, terminando em quarto lugar na Classe IMOCA. Mas para os companheiros da 11ª Hora Racing Team, Justine Mettraux (SUI) e Simon Fisher (GBR), que navegarão juntos no barco da equipe de 2015, este será um desempenho de estreia no Transat Jacques Vabre.
Uma das marinheiros mais talentosas de sua geração, Mettraux está ansiosa para começar. “Simon e eu começamos a velejar juntos neste verão, e tem sido ótimo até agora”, disse ela. “Nós realmente nos complementamos bem e estamos orgulhosos do que conseguimos como equipe – um terceiro lugar na Rolex Fastnet Race e o segundo na corrida de 48 horas de Défi Azimut no mês passado. Velejar uma corrida transatlântica de até 16 dias definitivamente aumenta alguns entalhes e tanto Simon quanto eu nos sentimos confiantes em assumir este desafio.”
Uma das cinco equipes mistas entre homens e mulheres dentro da classe de 23 barcos, Mettraux e Fisher estão atualmente no topo do ranking da IMOCA Globe Series, o campeonato de classe que vai do final de uma corrida vendée globo de volta ao mundo até o final da próxima. Após seu forte início de temporada, eles estão entre os favoritos para vencer o Transat Jacques Vabre, apesar do pouco tempo que eles têm navegado juntos.
“Estamos tentando não colocar muita pressão em nós mesmos para esta corrida, mas estamos com fome de mais sucesso depois de nossas performances recentes. No entanto, com o padrão da frota montada, sabemos que este evento será muito mais desafiador do que qualquer coisa que já vimos antes e teremos que navegar incrivelmente bem para subir no pódio”, disse Fisher. “É uma grande oportunidade para corrermos contra os melhores do mundo e estou especialmente ansioso por uma competição saudável com nossos companheiros de equipe da 11ª Hora Racing, Charlie e Pascal”,acrescentou.
As duas equipes da 11ª Hora de Corrida partirão em 7 de novembro de Le Havre e atravessarão o Atlântico, o segundo maior oceano do planeta, antes de virarem para o sul em Fernando de Noronha, um arquipélago vulcânico a 190 milhas da costa nordeste do Brasil. A frota então virará para noroeste e seguirá para a Martinica, parte das Pequenas Antilhas, e terminará em Fort-de-France.
Patrocinadora do título da Equipe, a 11ª Hour Racing é, pela primeira vez este ano, parceira oficial do Transat Jacques Vabre, apoiando uma série de iniciativas dentro da Vila de Corridas para engajar o público em soluções tangíveis para restaurar a saúde dos oceanos. Essa colaboração reforça o compromisso duradouro do Transat Jacques Vabre com a responsabilidade ambiental e social e se alinha à missão da Equipe de inspirar mudanças na indústria marinha com ações positivas para a saúde dos oceanos.