Thierry Neuville dominou a segunda etapa de sábado do RallyRACC – Rally de España para fechar com a segunda vitória do Campeonato Mundial de Rally da FIA na temporada.

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Jaanus Ree / Red Bull Content Pool

Thierry Neuville dominou a segunda etapa de sábado do RallyRACC – Rally de España para fechar com a segunda vitória do Campeonato Mundial de Rally da FIA na temporada.
Ele era praticamente intocável nos testes de velocidade asfáltica fluindo nas colinas da Costa Daurada para estender uma pequena vantagem de 0,7seg durante a noite em uma vantagem de 16,4seg sobre Elfyn Evans com um dia restante desta penúltima
rodada.

 

Jaanus Ree / Red Bull Content Pool

Depois de vencer as três etapas finais da etapa de abertura de sexta-feira, o piloto do Hyundai i20 adicionou mais cinco tempos consecutivos ao seu recorde antes de um rejuvenescido Sébastien Ogier quebrar a corrida vencedora do belga. Neuville final tirou o dia com mais uma vitória na etapa.
“Não foi um dia fácil”, disse ele. “As condições foram realmente complicadas esta manhã com um pouco de neblina e estágios muito sujos, com muito cascalho. É sempre bom estar no primeiro degrau do pódio, mas amanhã é um dia desafiador e nada é feito ainda.”
Evans, que liderou na sexta-feira antes de Neuville chegar ao topo, não conseguiu fazer nada além de manter o controle do segundo com uma vantagem de 22,3seg sobre o companheiro de equipe da Toyota Yaris e líder do campeonato Ogier.

Isso seria suficiente para levar sua luta pelo título para a rodada final na Itália.
“Não estou feliz, não é o dia que queríamos”, disse um Evans frustrado. “Eu não me senti tão confortável esta manhã, mas foi ainda um pouco pior esta tarde. Tínhamos algumas áreas onde não nos sentimos tão confortáveis e tentamos resolver isso. Melhoramos algumas áreas onde estávamos lutando, mas perdi o equilíbrio geral do carro como resultado.”
Enquanto Evans se desentemou, Ogier
prosperou. O francês lutou pelo ritmo esta manhã, quando Dani Sordo chegou a dois décimos de terceiro, mas uma série de mudanças no serviço de meio de perna transformaram seu desempenho.

“Melhor tarde do que nunca!”, Disse ele. “Foi uma primeira metade difícil do rally. Temos trabalhado muito no carro e agora estou começando a me sentir melhor. Eu nunca mudei tanto em um carro durante um rally, mas pelo menos finalmente encontramos um ritmo melhor.”
Ele reconstruiu sua vantagem sobre o i20 de Sordo, apenas para vê-lo reduzido a 1,2seg depois de parar seu motor na etapa final.
Kalle Rovanperä ficou 32,4seg atrás de Sordo em quinto. O jovem Finlandês teve sorte de escapar de um grande “momento” esta manhã quando seu Yaris entrou em um campo em alta velocidade. “Foi talvez um dos maiores que já tive”, disse ele.

Rovanperä teve espaço para respirar depois que Adrien Fourmaux perdeu mais de 10 minutos quando cortou uma barreira e furou um pneu em seu Ford Fiesta. Depois de substituir o volante, ele lutou com um eixo de condução quebrado, um braço de direção danificado e problemas de suspensão.
O companheiro de equipe Gus Greensmith cedeu mais de um minuto com uma punção matinal e um problema no sensor do motor esta tarde.

Os dramas da dupla M-Sport Ford permitiram que Oliver Solberg subisse para o sexto lugar, mas um problema na embreagem na etapa final atrasou o sueco e a dupla trocou de posição, separada por sete décimos.

Afinal de domingo contém duas voltas dos conhecidos testes de Santa Marina e Riudecanyes, a primeira passagem de Santa Marina, um desafio extra na

escuridão. O serviço de meio de perna divide os loops, com a segunda passagem de Riudecanyes formando os pontos bônus pagando Wolf Power Stage. Os quatro testes cobrem 50,90km.
1.

T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 2hr 03min 45.7seg
2. E Evans / S Martin GBR Toyota Yaris +16.4seg
3. S Ogier / J Ingrassia FRA Toyota Yaris +38,7seg
4. D Sordo / C Carrera ESP Hyundai i20 +39.9seg
5. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota Yaris +1min
12.3seg 6. G Greensmith / C Patterson GBR Ford Fiesta +3min