A associação de LaLiga com o investidor global experiente em organizações esportivas, CVC, fornecerá à LaLiga o apoio de que precisa para acelerar o crescimento dos clubes espanhóis e da liga.
O acordo foi criado para acelerar a transformação de LaLiga e dos clubes em uma empresa global de entretenimento digital com a capacidade de estabelecer relacionamentos mais próximos com os fãs e oferecer experiências mais ricas. Abaixo estão depoimentos de presidentes e diretores de clube sobre o acordo histórico.
Miguel Ángel Gil Marín, CEO do Atlético de Madrid: “É bom que os clubes busquem ser mais fortes, mais solventes e competitivos. Operar sob a proteção de uma liga forte significa que ganhamos mais valor como marcas. E isso, por sua vez, significa que podemos oferecer aos nossos fãs melhores instalações, bem como melhores produtos e serviços “.
“A sinergia entre a LaLiga e a CVC fortalecerá um aspecto fundamental para o futuro de nossa indústria, os dados. Uma indústria como a nossa, de esportes e entretenimento, precisa realmente conhecer bem seus apoiadores. Não basta saber quantos torcedores temos, precisamos saber quem eles são e poder personalizar nossas ofertas, o que envolve otimizar a adesão ao clube e a satisfação dos torcedores “, disse à EFE.
Alfonso Fernández de Trocóniz, President do Deportivo Alavés: “É um acordo histórico e uma decisão muito importante que irá garantir o crescimento sustentado de LaLiga como um todo e de seus clubes. Para o Deportivo Alavés, é uma oportunidade única de realizar projetos estratégicos que permitirão a capitalização do clube no curto e médio prazo e, em última instância, contribuirão para a geração de maior valor para LaLiga ao longo dos tempos “.
Patricia Rodríguez, membro do conselho doGranada CF : “Temos que ver isso como algo muito positivo. Há 6 anos tivemos um ponto de inflexão, demos um grande passo com a venda centralizada de direitos audiovisuais e agora estamos em mais um marco fundamental em nossa jornada, em um momento em que é importante continuar investindo em infraestrutura, mídia digital e , em última análise, na expansão da marca LaLiga e das marcas de cada clube individualmente. Vai ser um primeiro passo muito importante nesta próxima fase para crescer e estabelecer um forte posicionamento perante a forte concorrência de terceiros que temos neste momento “.
Francisco Javier Catalán, Presidente do Levante UD: “É uma oportunidade fantástica para todos nós crescermos, nos consolidarmos e sermos mais competitivos no mercado. Acho que LaLiga chegou a um ponto em sua jornada de crescimento atual em que precisa de um companheiro de viagem confiável. Estrategicamente, é um momento ideal devido ao impacto que esta operação terá a curto, médio e longo prazo. Acima de tudo, a longo prazo permitirá que todos os clubes cresçam, sejam mais competitivos e melhorem em muitos aspectos e áreas do clube que não estamos explorando atualmente. Resumindo, um desafio exigente e excitante.
Carlos Mouriño, Presidente do RC Celta: “Se essa medida for aprovada é porque funciona muito a favor do futebol em geral. Acreditamos que isso irá criar uma classe média, se você quiser, de times muito fortes que irão juntos competir pelas primeiras colocações. É um acordo magnífico que todos queremos ver levado adiante, com expectativas de crescimento futuro muito significativas para o futebol espanhol “.
O presidente do clube de Vigo também aproveitou para explicar em que consiste o acordo: “É um acordo de contas conjuntas em que o fundo recebe uma percentagem sobre o aumento das receitas do futebol nacional, através de LaLiga, resultante desta joint venture e através do qual se espera produzir muito mais. Então, quando dizem que o fundo vai ganhar € 20 bilhões, por exemplo, ficamos todos felizes, porque se o fundo ganhar € 20 bilhões com 10%, olha o que a LaLiga ganharia com 90% “.Jokin Aperribay, President of Real Sociedad: “It’s a good agreement for LaLiga overall. It’s a very difficult time in which you have to think about the future and the next few years ahead, and for LaLiga to grow. It may be a boost, as its name (Impulso) suggests, for us to be able to manage the future the best way possible and to have a great league for many years to come”.
José Castro, Presidente do Sevilla FC: “LaLiga fez um bom trabalho em um momento em que a pandemia sem dúvida afetou financeiramente os clubes. É um bom acordo, não só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo. Além disso, acho que será emocionante ter um fundo, uma empresa, que também ajude LaLiga a crescer. Embora LaLiga tenha apresentado um enorme crescimento nos últimos anos, agora vai ter um parceiro para ajudá-la a chegar ao próximo nível “.
“Quanto ao Sevilla FC, penso que é também uma contribuição, uma ajuda muito necessária, para continuar a crescer como estamos a crescer. O importante aqui é que LaLiga, que vai crescer significativamente a nível global graças a este acordo “, acrescentou.
Anil Murthy, Presidente do Valencia CF: “É importante porque contribui para o crescimento global de LaLiga. Conhecemos os desafios e problemas que existem, por isso é urgente que façamos algo juntos para poder competir de forma eficaz com outras ligas em outros setores. O Valencia CF investe há anos na atualização e modernização do clube. Estamos crescendo lado a lado com a LaLiga, ajudando a fazer crescer a marca LaLiga em todo o mundo, e vamos continuar. Estamos no caminho certo “.
Javier Fernández, Presidente do Real Sporting: “Esta decisão é uma das mais importantes que LaLiga tomou nos últimos anos, após o Controle Econômico e o Decreto Real sobre a distribuição de direitos audiovisuais. A maioria dos clubes entendeu isso e votou de acordo. É um progresso para LaLiga, uma estratégia de futuro que lhe permitirá continuar crescendo e competindo com a Premier League, nossa principal concorrente. Além disso, dará a todos os clubes a possibilidade de garantir a sua estabilidade futura e para nós, neste momento terrível, a oportunidade de avançar, de consolidar e reforçar o nosso posicionamento, ao mesmo tempo que prestamos um serviço muito melhor a todos “.
Além disso, o presidente do Real Sporting afirma que “abre um leque de investimentos a serem feitos, melhorias no nosso complexo desportivo, no estádio e no desenvolvimento e modernização das nossas capacidades digitais. Agradeço aos clubes que compreenderam isso e foram generosos com seu voto, porque evitamos tais debates bizantinos sobre quem tira mais, quem tira menos, quem tem as distribuições mais consistentes, em favor de dar nosso total apoio ao bem global da LaLiga “.
Manuel Torres, CEO do SD Huesca: “É um acordo estratégico que não pode ser adiado porque LaLiga está enfrentando novos desafios e a necessidade de competir com outras ligas. A avaliação deve ser necessariamente positiva. Veremos, em relação a cada um dos clubes envolvidos, qual será o resultado, mas como liga e como um todo, esta é uma decisão histórica “.
Amadeo Salvo, Presidente do UD Ibiza: “Somos um clube pequeno e esta é uma pequena contribuição que, sem dúvida, nos ajudará na medida em que possamos aplicá-la dentro das dimensões do clube. Os acordos surgem a partir de situações estratégicas chave, sendo a última em 2015. Agora estamos em 2021 e enfrentamos mais um marco estratégico. Sempre haverá diferenças de opinião, mas é a maioria que deve continuar avançando. Quando a decisão é da maioria, todos temos que remar na mesma direção “.
Patricio Viñayo, CEO do UD Las Palmas: “É o momento mais importante que LaLiga viveu desde a aprovação do Decreto Real que regulamenta a venda centralizada de direitos audiovisuais, que foi o trampolim para o salto quântico de LaLiga para uma oferta de melhor qualidade e presença internacional aprimorada. Isso reduziu a distância entre os clubes que ganhavam mais e os que ganhavam menos “.