Itajaí terá dois mutirões de limpeza das águas no fim de semana

0
395

 

 

Itajaí terá dois mutirões de limpeza das águas no fim de semana
Ações ocorrerão de forma simultânea na manhã de sábado (18), uma delas no Rio Itajaí-Açu e outra na Praia do Atalaia

Setembro, 2021 – A cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, é um dos municípios brasileiros que irá acolher neste sábado (18) o movimento global “World Cleanup Day”, cujo propósito é realizar mutirões de limpeza em praias e rios. O município terá duas ações ocorrendo de forma simultânea: no Rio Itajaí-Açu no entorno da Marina Itajaí e na Praia do Atalaia. No ano passado, 43 toneladas de lixo foram coletados e mais de 11 milhões de pessoas em 166 países participaram da ação.

Divulgação

“O movimento World Cleanup Day surgiu em 2008 na Estônia, a partir de uma ação desenvolvida pela Fundação Let’s Do It para limpar o país inteiro em apenas 5 horas, com a ajuda de cerca de 50 mil pessoas. Aos poucos o movimento se expandiu para outros países, tornando-se em 2018 um movimento global. Agora, em sua quarta edição no Brasil, já são mais de 1.200 municípios que recebem o movimento, liderado por empresas e instituições locais”, explica Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

“A proposta de ter um dia para o mundo todo se unir em prol da limpeza das águas chega para somar com as ações que já são desenvolvidas pela Marina Itajaí, como o Projeto Baía Limpa, que agora em sua segunda edição abraça o movimento World Cleanup Day através de um mutirão de coleta de resíduos em diversos pontos do Rio Itajaí-Açu. Iremos também apoiar outra ação que ocorre no mesmo dia na Praia do Atalaia. Como sabemos da importância de engajar a população quanto à problemática do lixo, convidamos todos os cidadãos, entidades, ONGs e grupos a participarem”, convida.]

LIMPEZA DA BAÍA AFONSO WIPPEL

A segunda edição mutirão de limpeza “Baía Limpa”, desenvolvido pela Marina Itajaí, terá o apoio do projeto ‘Parley for the Oceans’ para a realização. O programa atua na interceptação de plástico marinho, limpeza de ilhas remotas e educação ambiental. No país, desde fevereiro de 2019, o Parley Brasil já conduziu mais de 100 ações de limpezas e recolheu mais 20 mil quilos de detritos marinhos. Além de Itajaí (SC), no mesmo dia a Parley também fará mutirões de limpeza em Ilha Grande (RJ) e na Ilha de Suape (PE).
“Estamos muito animados em poder contribuir no mutirão de limpeza do Rio Itajaí-Açu, em uma data tão especial que é celebrado o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, junto com nosso colaborador principal nesta ação: a Marina Itajaí”, avalia Thais Goncalves, coordenadora do programa Brasil Parley for the Oceans.

A concentração e saída para o mutirão de limpeza “Baía Limpa” ocorrerá às 08h30min na Marina Itajaí. No local serão passadas as orientações dos eventos e protocolos de prevenção e controle da Covid-19 como uso obrigatório de máscara e distanciamento entre os participantes, além da distribuição dos kits individuais para a coleta de lixo.

Para participar do mutirão de limpeza, seja recolhendo o lixo ou oferecendo sua em https://bit.ly/RegistroDeParticipante.

Além de luvas e sacos de lixo individuais que deverão ser depositadas em recipiente isolado ao término da ação, os participantes também ganharão álcool gel 70% para higienização das mãos, frutas e água ao final e início da ação.

 

LIMPEZA DA ATALAIA

A Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI) em conjunto com o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), com o apoio da Marina Itajaí e da Parley, farão a ação de limpeza ‘Eco ASPI’ na orla da Praia da Atalaia. A concentração ocorre às 8h30 na passarela de acesso à praia, próximo à arquibancada, quando será feita a distribuição dos kits de limpeza. O encerramento da ação também será a partir das 12h com a pesagem do material recolhido. Interessados poderão se inscrever ou tirar dúvidas pelo telefone:  47 9977-6242

“Como sabemos da importância da conexão dos rios com os oceanos, iremos unir forças nessa ação”, explica Alexandre Monteiro diretor de marketing da ASPI.

 

MARINA ITAJAÍ

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Restaurante e Bar, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. É a única marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015, relacionada ao sistema de gestão ambiental.

www.marinaitajai.com

PROGRAMAÇÃO DA MARINA:

08h30 – Concentração na Marina Itajaí e orientações Parley
09h00 – Distribuição de sacos e luvas e divisão dos grupos
09h15 – Início do mutirão de limpeza/saída dos barcos e grupos
11h15 – Retorno dos Barcos
11h30 – Pesagem dos Resíduos e separação
12h00 – 12h30 – Encerramento do Mutirão + Compartilhamentos

 

PROGRAMAÇÃO DA ATALAIA

09h30 – Encontro na passarela de acesso a Praia do Atalaia + Fala de introdução e orientações INIS e ASPI
10h00 – Distribuição de sacos e luvas e divisão dos grupos
10h15 – Início do mutirão de limpeza
11h30 – Pesagem dos Resíduos e separação
12h00 – 13h- Encerramento do Mutirão + Compartilhamentos