Como parte do calendário de treinos, grupo de alto rendimento disputará segunda etapa do Tri Power Brasil, neste domingo (8), em Matinhos, Paraná
Os jovens talentos da Seleção Escolinha de Triathlon trabalham duro para encarar os principais desafios do ano. De olho nos Jogos Pan-Americanos de Triathlon e no Campeonato Brasileiro, os dois no final do ano, o grupo incluiu no programa de treinos uma série de provas regionais. Uma delas é a segunda etapa do Tri Power Brasil, neste domingo (08), em Matinhos, Paraná.
Toda a equipe disputará a prova, na categoria sprint, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 05km de corrida no circuito montado na Praia Mansa de Caiobá. Na primeira etapa, em julho, a Seleção Escolinha conquistou sete pódios.
![](https://i0.wp.com/regatanews.com.br/wp-content/uploads/2021/08/unnamed-1-1.jpg?resize=200%2C300&ssl=1)
(Mauro Fanha)
“Todos estão se desenvolvendo muito bem. No primeiro semestre, eles se dedicaram à melhora da natação e da corrida. No segundo semestre, faremos um trabalho de ciclismo”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.
A Seleção Escolinha de Triathlon surgiu com o objetivo de apoiar os grandes talentos descobertos nas categorias de base da Escolinha. Primeiro, eles passam pela equipe de pré-alto rendimento, onde aprimoram a técnica e o trabalho físico. Na sequência, já na Seleção, passam a fazer treinos diários voltados para as competições. Os atletas contam com o suporte de três treinadores: Ricardo Júnior Cardoso, Hélcio Kricky e Jéssica Rodrigues.
O grupo reúne atletas já com experiências em eventos internacionais e outros que são apostas da Escolinha. Gabrielle Lemes, por exemplo, tem no currículo o título do Sul-Americano Júnior de Triathlon, de 2018, e já está classificada para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, no final de novembro. Já Angelina Carvalho, uma das mais novas do projeto, vem conquistando o ouro nas competições regionais de super sprint.
“Era para a Angelina ter estreado no ano passado na categoria Youth, mas as competições ficaram paradas por conta da pandemia de coronavírus. Ela vai estrear neste ano, e a expectativa é que tenha um bom desempenho na etapa final do Brasileiro de Triathlon, em dezembro”, completa Ricardo Júnior Cardoso.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Paulo Roberto Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.