Xamã – Matrix Energia de Sérgio Klepacz ficou com a vitória na abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

0
404
Eduardo Grigaitis | Balaio

Os resultados oficiais da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, regata de abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, foram confirmados na madrugada desta segunda-feira (26). O barco Xamã – Matrix Energia foi o vencedor geral na classe ORC para o percurso de 55 milhas contornando o arquipélago do litoral norte paulista.

A largada da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil foi realizada no domingo (25), às 12h10, e foi marcada por vento fraco no início, principalmente na saída do Canal de São Sebastião. Após montar a ilha, os barcos conseguiram mais velocidade, com rajadas de até 22 nós em alguns pontos.

O Fita-Azul, título dados ao primeiro veleiro a cruzar a linha de chegada, ficou para o Phoenix, de Eduardo Souza Ramos, que fez a regata em 6 horas e 54 minutos. O mais moderno barco da vela oceânica brasileira ficou em sétimo lugar no geral da classe ORC na Alcatrazes após a correção.

Zorro ficou em quinto na classificação

 

Como os veleiros não são iguais, existe um cálculo para saber quem é o ganhador após a definição de todos os tempos. Isso só é possível fazer após o último veleiro cruzar a linha. Ao todo 18 equipes da classe ORC participaram da regata inicial da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

”Realmente a vitória foi muito boa para a gente, ficamos muito felizes, nós largamos com uma certa dificuldade! O vento parou na saída do canal, o que para nós não é das melhores coisas, pois o barco é pesado entre os de ponta”, explicou o comandante Sergio Klepacz.

O Xamã – Matrix Energia acertou em cheio nas escolhas táticas do percurso, principalmente na aproximação à chegada a Ilhabela (SP). A aproximação a Toque-Toque na hora certa foi fundamental para o resultado da Alcatrazes. Mérito de Tinah de Jesus, experiente velejador local.

Resultados da ORC na Alcatrazes – ITAJAI SAILING ficou em 14º

”Nós fomos subindo junto com os concorrentes, eles abriram uma vantagem, contornamos Alcatrazes em uma posição que já não era muito boa, e contávamos com nossa estratégia, o nosso tático veio com uma estratégia até conhecida mas que as outras equipes não usaram que foi orçar sentido a entrada do canal. A gente foi na direção do Toque-Toque e chegando na boca do canal as coisas melhoram”, concluiu Sergio Klepacz.

A segunda posição da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil foi o Rudá, de Mário Martinez, seguido pelo Asbar IV, Jonas Penteado. O recorde de tempo da Alcatrazes permanece do barco Crioula, marca de 6 horas, 1 minuto e 42 segundos em 2018.

A competição contou ainda com as regatas Ilha de Toque-Toque, de 25 milhas náuticas, e a Renato Frankenthal, de 10 milhas náuticas. Antes do tiro de largada, os mais de 80 barcos fizeram o desfile na frente do píer da Vila e de outros pontos do centro histórico de Ilhabela.

MAIS SEMANA DE VELA DE ILHABELA

Regatanews.com.br: Tudo recomeçou no Domingo – Como manda a tradição, a Semana de Vela de Ilhabela largou às 12h15 para a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.

 

A Semana Internacional de Ilhabela fará atividades com crianças de projetos sociais de São Sebastião (SP), Ilhabela (SP), Paraty (RJ) e Praia Grande (SP) no Vela do Amanhã nesta segunda. As regatas da Semana de Vela de Ilhabela voltam na terça-feira (27).

 

Resultados da ORC na Alcatrazes

1 – XAMA – Matrix Energia

2- RUDÁ

3- ASBAR IV

4- +BRAVISSIMO

5- ZORRO

6- INAE 40/TRANSBRASA

7- PHONEIX

8- CATUANA KIM

9- JAZZ

10- BRAVO

11- PHYTOERVAS-4Z

12- LOYALTY – 06 – TEAM

13- LUCKY V

14- ITAJAI SAILING

15- BOTO V

16- KING

17- AVENTADOR

18- ORSON