Jorge Zarif está em Santander para treinar de Finn

0
45

O brasileiro Jorge Zarif está em sua última fase de treinamento visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O velejador ficará por quase duas semana em Santander, na Espanha, ao lado do treinador Alexandre Paradeda.

O atleta se prepara para sua terceira olimpíada na classe Finn. O período de atividades na Europa também terá uma competição não oficial nas raias espanholas chamada Coach Regatta.

O evento terá praticamente todos os competidores da categoria no Japão. É segunda vez nesse semestre que Jorge Zarif e sua equipe velejam no Velho Continente.

Depois dos treinos em Santander, Jorge Zarif volta ao Brasil e fica poucos dias antes de embarcar com a Equipe Brasileira de Vela para Enoshima, onde serão disputadas as regatas da modalidade.

”Nós vamos ficar 12 dias na Espanha, dando dez dias de velejo, uma semana de treinamento e quatro dias de um campeonato organizado pelos técnicos  em Santander e deve ter quase todos que vão para as olimpíadas”.

”Alguns outros europeus que são muito bons também vão correr. Então é um bom campeonato para se preparar para as olimpíadas”, explicou Jorge Zarif.

Segundo o velejador brasileiro, campeão mundial de Finn em 2013,  o tamanho da raia de Santander deve ser parecido com Enoshima, simulando as provas olímpicas.

”Será com o mesmo número de barcos. Então é um treino em alto nível coisa que a gente não consegue fazer muito no Brasil por falta de bons atletas e competidores. A gente vai para chegar um pouco mais aquecido nas olimpíadas com o ritmo de regata um pouco melhor”.

A abertura das regatas olímpicas da classe Finn será no dia 27 de julho. A medal race será em 3 de agosto. Na Rio 2016, Jorge Zarif ficou na quarta colocação.

Sobre o atleta

O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro como o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Jorge Zarif é patrocinado por Marinha do Brasil, PGL, Mitsubishi Motors Brasil e Zhik.