Jorginho Zarif faz sua estreia no Europeu de Finn 2021

0
455

O brasileiro Jorge Zarif estreou nesta segunda-feira (12) no Europeu de Finn, evento disputado em Vilamoura, em Portugal.

O atleta olímpico, que não compete eventos internacionais há quase dois anos, começou com um resultado no fim da flotilha na primeira regata, chegando em 46º.

Na prova seguinte, Jorge Zarif se recuperou largando melhor e terminou em oitavo! Na classificação geral do Europeu de Finn, o brasileiro está em 30º.

”O campeonato tem muito barco e uma largada só! Então tem que ficar sempre entre os 10 primeiros para brigar por um resultado bom”, disse Jorge Zarif.

As regatas em Vilamoura continuam nesta terça-feira (13).

Sem competir desde outubro de 2020 na categoria, o atleta campeão mundial e finalista olímpico está acompanhado do treinador Alexandre Paradeda.

O Campeonato Europeu de Finn será realizado em Vilamoura até 16 de abril.

Já o Mundial será na cidade do Porto, entre os dias 5 e 12 de maio.

Jorge Zarif não compete internacionalmente desde o fim de 2019. Os treinos e as competições em Portugal ganham ainda mais importância para ver como estão os adversários na classe Finn.

Mesmo com a indefinição de calendário, Jorge Zarif treinou em praticamente dois períodos cinco vezes por semana para chegar pronto para as regatas de 2021 em Ilhabela (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).

Sobre o atleta

O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Jorge Zarif é patrocinado por Marinha do Brasil, PGL, Mitsubishi Motors Brasil e Zhik.